A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Sernancelhe: Vila da Ponte ganha centro associativo e náutico

Edição de 4 de janeiro de 2019
04-01-2019
 

As salas da antiga escola primária de Vila da Ponte, em Sernancelhe, vão voltar a ser utilizadas. No ex-estabelecimento de ensino será criado um Centro Associativo e Náutico, num projeto do município, com o apoio da Junta de Freguesia e que pretende dar novo dinamismo à localidade e aproveitar o rio Távora que se encontra mesmo ali ao lado.

A obra está orçada em cerca de 250 mil euros e recebeu uma comparticipação financeira do Governo, por intermédio da Direção-Geral das Autarquias Locais, ao abrigo do programa de beneficiação de equipamentos municipais.

Depois de reabilitada e aumentada, a antiga escola vai ser transformada num centro multifunções, que estará ligado aos desportos náuticos, mas não só.

“Vai ter salas específicas com um tipo de equipamento para poder trabalhar qualquer tipo de técnicas, dar formação e receber alunos que possam vir de outras regiões e que se dedicam à canoagem e a tudo o que tem que ver com os desportos náuticos”, explica o presidente da Câmara de Sernancelhe.

Carlos Santiago acrescenta que o espaço foi também pensado para servir de “apoio a atividades com os jovens noutras áreas e servirá também para a ocupação de pessoas mais velhas, já fora da vida ativa, que lá poderão passar o dia com outro tipo de atividades”. O autarca acredita que este “projeto pode trazer uma mais-valia a toda a região de Sernancelhe”, na medida em que o concelho possui condições únicas para o desenvolvimento dos desportos de natureza, que estão cada vez mais na moda. Carlos Santiago salienta ainda o aproveitamento do rio Távora e das suas margens, um espelho de água que descreve como “fantástico”, que já receberam campeonatos nacionais de canoagem e de outros desportos aquáticos.

“Não sei se podemos receber mais provas, mas podemos estimular o aparecimento de novos atletas, de um clube, a competição saudável. [Para além disso], estamos a apostar nisto porque acreditamos que os desportos de natureza e náuticos têm importância e dinamizam o território”, sustenta o presidente da Câmara de Sernancelhe.

O projeto do Centro Associativo e Náutico de Vila da Ponte deverá ser lançado a concurso público já no início de 2019. A ideia é que a valência esteja pronta até ao final do ano.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT