A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Sporting já está em Tondela

Tondela, Sporting, antevisão, Primeira Liga
07-01-2019
 

A equipa do Sporting já está no Estádio João Cardoso, onde vai defrontar o Tondela, num jogo marcado para as 19h00 desta segunda-feira.

O ano começou da melhor forma com o Clube Desportivo de Tondela a conseguir sair dos Açores com a vitória (2-1) e uma melhor posição na tabela. Contudo, a tarefa agora é diferente e esta segunda-feira Pepa, treinador dos tondelenses, abre as portas do Estádio João Cardoso para receber um Sporting que em holandês se define como “doelpuntenmaker” (goleador em português), num epíteto que retrata a chegada de Marcel Keizer ao comando dos leões. Desde que o holandês chegou a Alvalade, o Sporting tem quase tantos golos marcados na Liga como o Tondela desde o início da época. Com a liderança do campeonato não muito longe é de esperar um leão com fome de vitória.

Cabe aos beirões calar o rugido do adversário e evitar ser mais uma “presa” dos verde e brancos. Pepa quer continuar a entrar em campo com o pé direito este ano e gastar as três passas da vitória que pediu com a entrada de 2019 para colocar os auriverdes num posição confortável na tabela classificativa e levantar a moral dos jogadores com um grande a ajoelhar no Estádio João Cardoso.

No histórico de confrontos entre as duas equipas, a sorte tem estado do clube de Alvalade. Em seis jogos, o Tondela ainda não soube domar o leão ao ponto de lhe tirar a vitória da boca, sem ser atacado de volta. Só em 2016 é que os verdes e brancos foram surpreendidos com um empate nas duas partidas da época. No último encontro o “quase” é a palavra que define o jogo.

Os tondelenses ainda acreditaram que seria feita história em casa com Miguel Cardoso a abrir o marcador logo aos 13 minutos. No entanto, a vantagem foi “sol de pouca dura”. Bas Dost aos 26 minutos empatou a partida e Sebastián Coates, num altura em que os leões jogavam com 10 elementos (Mathieu viu dois cartões amarelos em 5 minutos), gelou o estádio do Tondela com um golo aos 90+9, que colocou os três pontos no bolso de Jorge Jesus. O encontro ficou marcado pela polémica e críticas à arbitragem, mas, no fim de contas, deixou os tondelenses sem qualquer ponto mais uma vez.

Arma holandesa

Bas Dost tem sido incontornável nas vitórias do Sporting e a culpa é do conterrâneo Marcel Keizer que colocou o holandês com mira afiada para a baliza do adversário, dando trabalho aos centrais da equipa contrária.

Quanto a baixas, os leões viajam até ao interior do país sem Rodrigo Battaglia, Raphinha e também Ristovski. Menos três preocupações para Pepa que vê Hélder Tavares e Xavier regressarem do castigo.

Ciente das capacidades do adversário, o técnico do Tondela precisa de encarar o Sporting como o primeiro desafio a passar em 2019, para que a manutenção comece a ficar assegurada. Pepa tem 90 minutos para mostrar que na região não há leão que assuste. 





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT