A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Retrato dos Municípios: Penedono, Resende, Santa Comba Dão e S. João da Pesqueira

Edição de 30 de novembro de 2018
30-11-2018
 

Penedono: a história, o encanto e o turismo

É uma das vilas medievais do país e disso se orgulha o município que tem no seu castelo o ex-libris do concelho. A história e o turismo estão de mãos dadas em Penedono que continua a apostar nestas duas vertentes para se mostrar ao mundo. Com um orçamento superior a seis milhões de euros, a aposta continua a ser o turismo.

Resende: a cereja no topo do bolo

O município é conhecido por ser a “capital” da primeira cereja na Europa. Este é um dos produtos endógenos de uma região que também aposta na sua localização geográfica – Douro – e nas águas das Caldas de Aregos. Para 2019, a autarquia conta com um orçamento de 13 milhões de euros para a reabilitação dos centros da vila e de Aregos.

Santa Comba Dão: entre os rios e a história

Entre os rios Dão e Mondego, Santa Comba Dão é um dos municípios que quer apostar na recuperação da sua história e turismo. Com um orçamento de 15 milhões de euros, a aposta passa pelas requalificações “do edifício do mercado municipal e da zona da Ribeira das Hortas, num projeto que contempla ainda a antiga central elétrica e lagar”, e da Escola Cantina Salazar, que será transformada em Centro Interpretativo do Estado Novo.

S. João da Pesqueira: o douro vinhateiro

A Câmara de S. João da Pesqueira aprovou para 2019 um orçamento superior a 12 milhões de euros e de onde se destacam os valores alocados à educação (814.620 euros), ordenamento do território (897.781) e saneamento (1.474.510 euros). A construção de Estações de Tratamento de Águas Residuais nas freguesias de Riodades, Olas, Casais do Douro e Sarzedinho é uma das obras prioritárias para a autarquia que lidera um dos concelhos com maior produção de vinho do porto.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT