A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

As vantagens de esterilizar um gato

15-02-2019
 

Um dos procedimentos cirúrgicos que é feito com mais frequência nos centros veterinários é a esterilização dos animais. O Simba, um gato com um ano de idade, é o protagonista desta história no Animal VIP

 

A clínica veterinária Animal VIP surgiu no ano de 2010. Este grupo de jovens veterinários dedica-se aos cuidados dos animais, à medicina veterinária e têm como principal objetivo prestar o melhor serviço possível quer médico, quer de cuidados de estética ou alojamento local.

E para melhor perceber que os nossos companheiros são bem tratados apresentamos a história do Simba. Este gato com um ano de idade chegou ao Centro Veterinário para ser esterilizado. “Foi uma cirurgia programada com a dona. Recebemo-lo. Fizemos umas análises pré-cirúrgicas. Foi feita a intervenção cirúrgica e correu tudo bem”, conta Gonçalo Santos, um dos diretores clínicos, acrescentando que o Simba despertou “muito bem-disposto”.

Segundo o veterinário, este procedimento não provoca dor nos animais nem tem complicações pós cirúrgicas. “É um procedimento regular que fazemos nas nossas instalações e que tem inúmeras vantagens”, afirma.

As vantagens que advém com a esterilização passam por:

1ª – Diminuição da marcação territorial, em casa, com o odor característico de um gato adulto (macho);

2ª – O gato deixa de ser tão territorial e defensor do seu espaço em relação a outros gatos e/ou animais;

3ª – Diminuição de algumas doenças associadas às componentes hormonais a nível testicular

O procedimento cirúrgico

Inicialmente, é determinada uma data específica para a esterilização do animal. Depois, faz-se a marcação com o seu médico veterinário para que se efetue uma consulta pré-cirúrgica onde “são feitas as análises e é visto se o animal pode ser sujeito a esta intervenção cirúrgica”, explica Gonçalo Santos.

No dia marcado para a cirurgia, o animal é entregue no Centro Veterinário cedo pela manhã, que é a altura do dia em que se faz a esterilização, fica em observação durante a tarde e, ao fim do dia, poderá ir para casa. “Sem dor e sem qualquer tipo de cuidado médico associado”, sustenta o veterinário.

Por último, são dadas instruções para uns pequenos procedimentos que o dono terá que fazer em casa “e não custa nada”, garante.

Saiba mais:
Animal VIP, Centros Veterinários e Hotel & SPA.  A Animal VIP conta com uma equipa de médicos, enfermeiros e auxiliares veterinários 100% dedicados aos nossos animais de estimação. Com Centros Veterinários em Viseu, Castro Daire e Seia totalmente equipados e com um Hotel de luxo para animais, na Animal VIP encontra tudo o que necessita para o bem-estar dos nossos amigos.
O Centro Veterinário da Beira Alta situa-se na Quinta da Atalaia, em Viseu. Os contactos são 933 330 300 ou 232 460 600
Animal VIP, cuidamos deles





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT