A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Quase um século de história no caminho da modernidade

farmacia oliveira, negocios, viseu, saude
31-01-2019
 

No dia 1 de abril de 1929 abria, na Rua Formosa, a Farmácia Oliveira. Um negócio de família que perdura até hoje com o mesmo princípio: cuidar dos utentes

A família Oliveira decidiu abrir uma farmácia há quase um século. Inicialmente, o espaço localizava-se na Rua Formosa - durante um curto período de tempo esteve na Rua do Comércio - e, há quase dez anos, mudou-se para a localização atual, na Rua Alexandre Herculano, onde já foi um cinema.

João Oliveira, proprietário do espaço, conta que no tempo do seu avô, que foi quem começou o negócio, havia pouco medicamento produzido, era tudo feito na hora. “Fazia-se quase tudo na farmácia. A forma de funcionamento era completamente diferente. Hoje em dia vende-se tudo feito e embalado”, assinala.

Se nos dias de hoje as farmácias se distinguem pelos serviços e produtos que disponibilizam aos clientes fora do universo dos medicamentos; “na altura a farmácia quase não tinha serviços. Diferenciavam-se pela preparação dos medicamentos”, recorda.

A Farmácia Oliveira tem vindo a apostar, ao longo dos anos, em segmentos como produtos de emagrecimento, dietética ou suplementos, uma área em que pode prosperar.

Serviços como acústica médica, sessão tabágica, pedologia, limpeza de ouvidos, testes de colesterol ou de estética são algumas das respostas que pode encontrar neste estabelecimento.

Para se precaver neste inverno, João Oliveira deixou algumas dicas. O proprietário lembrou que é preciso tomar os cuidados normais. Não apanhar frio ou evitar as mudanças bruscas de temperatura, por exemplo.  Mas, recordou, existe um coadjuvante importante que é a vacina da gripe. “Qualquer pessoa pode e deverá ser vacinada. Existem as vacinas no centro de saúde, gratuitas, em número limitado. E existe a vacina para a gripe em todas as farmácias a um preço razoável e que, mediante receita médica, pode ser aplicada a qualquer pessoa”, sublinhou.

Há grupos de risco aos quais a vacina da gripe é especialmente dirigida: idosos, crianças, pessoas com problemas respiratórios, pessoas que já tiveram AVC’s, doenças pulmonares, bronquites, sendo que qualquer pessoa pode ser vacinada. “Basta que as pessoas se dirijam à farmácia e pode ser administrada no local”, disse.

João Oliveira é o proprietário da Farmácia Oliveira que está em Viseu desde 1929. O espaço oferece uma grande variedade de produtos e serviços, como: acústica médica, podologia, produtos de estética e emagrecimento, entre outros.





Saiba mais:
A Farmácia Oliveira está localizada na rua Alexandre Herculano, n.º 43, em Viseu. O horário de atendimento, nos dias úteis, é das 8h30 às 21h00. Ao sábado está aberta desde as 8h30 até às 19h00 e encerra ao domingo. O contacto telefónico é o 232 423 665.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT