A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

De Caracas para Tondela

Edição de 15 de fevereiro de 2019
17-02-2019
 

Veio de férias e acabou por ficar. É mais ou menos assim que se pode resumir a vida de Carlos Javier Ramirez em Portugal. Natural de Caracas, na Venezuela, viajou para o nosso país há quase dois anos com a mulher e as duas filhas para ver uns familiares e por cá se estabeleceram todos.

“Vim para Tondela, mas só de visita. Quando cheguei a esta bela cidade só demorei dois dias a aperceber-me que queria ficar cá”, conta, acrescentando que em terras lusitanas procura ter uma “melhor qualidade de vida” tanto para ele, como para a família.

Com 37 anos, decidiu investir as suas economias e abrir uma loja de sapatilhas na cidade tondelense. Na Venezuela também estava ligado ao mesmo negócio.

Do país natal sente saudades de “tudo”, diz, entre risos, salientando as saudades que sente da comida tradicional, da família, e dos bens que deixou do outro lado do Atlântico.

Carlos vai acompanhando de perto a crise no país governado por Nicolás Maduro e que viu o líder da Assembleia Nacional, Juan Guaidó, autoproclamar-se como Presidente da República interino. Garante que em toda a sua vida “nunca antes tinha visto o país no estado em que está hoje em dia” e naquilo que “se transformou”. “Acho que a situação agora vai ficar ainda mais difícil”, defende, afastando todavia a ocorrência de uma guerra civil. “Acredito que num futuro próximo as coisas vão melhorar porque os venezuelanos são muito trabalhadores e confio que eles vão reconstruir o país rapidamente”, afirma.

Em Portugal, Carlos Javier Ramirez aprecia “muito o ambiente calmo” que se sente “sempre nas ruas”, a boa disposição das pessoas e sobretudo a entreajuda existente. Elogia ainda a cidade de Tondela por estar “em crescimento e ser moderna”.

Não conta regressar à Venezuela. É em Portugal que quer ficar porque sente que esta é já a sua “segunda casa”.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT