A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

De Lamego para a Suíça

Edição de 1 de março de 2019
03-03-2019
 

Ana Maria Freitas leva “quase uma vida” na Suíça. Natural de Valdigem, no concelho de Lamego, emigrou há 36 anos. Já esteve na Alemanha, mas agora reside e trabalha em Lugano, a maior cidade da região italiana de Ticino, na Suíça.

Em Portugal, era dona de casa. Decidiu mudar de país “para ter uma melhor qualidade de vida”. Em terras helvéticas, Ana Maria já fez de tudo um pouco. Hoje em dia está por casa por se encontrar doente. Com 59 anos, esta emigrante não esconde que no “início foi difícil” a adaptação à nova realidade, mas com o tempo foi-se adaptando e atualmente mudou em completo a opinião que tinha sobre a Suíça.

“Nunca me senti discriminada ou posta de parte, pelo contrário. As pessoas sempre me ajudaram”, conta, acrescentando que o que mais aprecia no país é o facto de tudo estar “tudo bem organizado” e não existir burocracia.

Ana Maria Freitas está longe da terra natal há mais de três décadas, mas não esquece a vila que a viu nascer. A família e a sua casa são do que mais sente saudades em Portugal. Também por isso desloca-se ao nosso país sempre que pode. No mínimo, visita terras lusitanas duas vezes por ano.

Apesar de as saudades serem muitas, esta emigrante não tem planos para voltar de vez. “Por enquanto não penso [em regressar], vejo isso tão mal em Portugal é greves em tudo que é público”, afirma.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT