A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Do Brasil para Viseu, para concluir estudos

Edição de 30 de agosto de 2019
01-09-2019
 

João Santos tem 20 anos e há um ano decidiu deixar o Rio de Janeiro, no Brasil, e rumar para Portugal para estudar. Antes de emigrar, o jovem tentou tirar uma licenciatura em Comunicação Social. Entretanto decidiu ir para Viseu e acabar o que já tinha começado.

Escolheu as terras lusitanas por causa da língua, mas também por ter facilidade em matricular-se nas universidades portuguesas. Pensava ainda que não ia ter problemas em tratar da documentação em Portugal por ser brasileiro. “No início foi algo muito mágico, pois no Brasil temos uma visão muito boa do que é viver na Europa. Vim muito animado, mas quando cheguei assustei-me um pouco por causa da dificuldade que não imaginava que ia encontrar para conseguir os documentos necessários”, conta.

Esta é a primeira vez que João está fora do seu país. Apesar de gostar “muito” da qualidade de vida em Portugal e de, regra geral, as pessoas serem muito recetivas, não esconde que já se sentiu discriminado por ser brasileiro. “Gozaram comigo uma vez numa discoteca, mas não liguei”, revela o jovem estudante.

Desde que chegou a Portugal, João Santos ainda só visitou uma vez o Brasil porque, diz, “é muito difícil voltar por causa do custo das viagens”. Essa dificuldade aumenta ainda mais as saudades que sente da cidade maravilhosa e de todos que lá deixou. “As pessoas do Brasil são mais festivas, sinto falta da energia delas”, afirma.

Para atenuar as saudades, o jovem junta-se com outras pessoas da comunidade brasileira que está a crescer em Viseu. Ainda assim, diz que não pretende voltar a viver no Brasil.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT