A OUVIR 98.8 FM
 

No Mundo: Polaco descobre Portugal a partir de Viseu

No Mundo, Polaco, balcão posto de turismo, Universidade de Lublin,

2017-09-08

 

O polaco Jędrzej Lipnicki chegou a Viseu no dia 18 de julho. Veio para Portugal ao abrigo de um acordo entre o município viseense e a Universidade de Lublin, cidade que está geminada com Viseu.

Por estes dias podemos encontrar Jędrzej Lipnicki no posto de informação turística existente no Rossio. Este estudante de filologia ibérica é um dos técnicos que orienta e dá todas as informações necessárias aos turistas que passam por Viseu.

Este jovem, de 22 anos, confessa ter fi cado “apaixonado pela cultura” lusitana que passou a conhecer melhor na faculdade. Decidiu estudar português e espanhol porque queria aprender línguas mais difíceis e porque queria conhecer o lado mais ocidental do continente europeu. Jędrzej já sabia que a gastronomia e o vinho português eram bons, mas não deixou de ficar surpreendido com os sabores que encontrou. “A comida é realmente fantástica, o vinho é maravilhoso, as azeitonas e o azeite são ainda melhores”, conta sem disfarçar o sorriso.

Descreve Viseu como “um paraíso”. Apesar de a cidade não ser muito grande, diz que “tem tudo”, destacando “o ambiente bastante tranquilo” e as pessoas “muito abertas e simpáticas”. É ao balcão do posto de turismo que se vai apercebendo do movimento da cidade e da rotina dos seus habitantes. Está num lugar privilegiado para conhecer tudo e todos.

Jędrzej Lipnicki vai regressar à terra natal já no próximo dia 21 de setembro para acabar os estudos. Ainda lhe falta um ano para acabar o curso, mas já sabe o que quer fazer depois: regressar a Portugal e a Viseu, uma cidade que tem “um ambiente fantástico e é muito fixe”. Ainda está a pensar em que área vai trabalhar, não descartando a hipótese de eventualmente ser um guia turístico.





  • 2002 - 2017 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT