A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

A ligação urgente dos jovens ao ambiente

Edição de 12 de abril de 2019
14-04-2019
 

A educação ambiental pode mudar hábitos, transformar o planeta e proporcionar uma melhor qualidade de vida aos cidadãos. Isso só se consegue com boas práticas ambientais e a consciência de todos. Cada um de nós tem de se sentir responsável para travar o avanço da degradação ambiental.  

Os jovens devem participar, cada vez mais, em projetos de educação ambiental que promovam a sua integração na sociedade. Os projetos de associativismo ambiental são espaços em que a educação desperta nos jovens a consciência para a sustentabilidade. 

O programa Jovens Repórteres para o Ambiente (JRA), presente em 34 países, conta com a participação de 130 000 jovens em todo o mundo. Este projeto, desenvolvido pela Associação Bandeira Azul da Europa, em Portugal: estrutura-se na aplicação de uma metodologia de investigação, reportagens e comunicação na área da sustentabilidade. Para além do jornalismo ambiental, incentiva intercâmbios entre estudantes de diversas regiões do mundo, que procura ser inclusiva.  

Portugal tem sido um dos países mais ativos nesta rede internacional, à qual pertence há mais de 20 anos, envolvendo atualmente cerca de 150 escolas, em 80 municípios.  Um exemplo desta participação é Viseu, que conta com algumas escolas participantes, como a Escola Secundária Alves Martins ou a Escola Básica 2,3 de Mundão, desde novembro de 2018.  

O desenvolvimento das competências no século XXI estão inscritas no perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. Algumas destas capacidades, como construir linguagens e textos, trabalhar informação e comunicação, ter um pensamento crítico e criativo, aumentar o relacionamento interpessoal, entre outras - são aspetos chave do Programa JRA.  

Em suma, a participação e envolvimento dos jovens nestes projetos são um instrumento de ação para o ensinamento da importância para a preservação do meio em que está inserido na sociedade – o Ambiente. Como refere o ator e ativista ambiental Leonardo DiCaprio, “o nosso desafio é encontrar novas formas de sobrevivência e converter cada indivíduo num defensor de ar mais limpo e água potável”. 

Paulo Cardoso, estudante





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT