A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Chegou o verão... cuidados acrescidos com as crianças!

Edição de 19 de julho de 2019
20-07-2019
 

O calor paira no ar, a alegria multiplica-se por magia, as praias e piscinas são assoladas pelas famílias… as crianças libertam energias que, durante o resto do ano, andam adormecidas!

As famílias, principalmente com filhos pequenos, encaram algumas dificuldades acrescidas: embora a alegria, a brincadeira e o amor sejam a dobrar, as dificuldades também aumentam. Os pais são obrigados a desenvolver capacidades mágicas de vigilância e cuidado!

Existem, alguns conselhos básicos para manter a seguranças das crianças:

  • Destino de férias – selecione o local consoante a idade das crianças, evitando locais onde estejam muito limitadas nas suas atividades (países com temperaturas muito elevadas); se for para fora do país verifique a necessidade de vacinas adicionais (países tropicais); acondicione bem a bagagem no interior do veículo e assegure-se que todos os dispositivos de retenção estão seguros; faça pequenas paragens de 2 em 2 horas.
  • Praia e Piscina – mesmo que a criança saiba nadar é importante não a deixar sozinha na água e ter em conta o nível da mesma; frequente praias vigiadas, respeitando as indicações do nadador-salvador/cores da bandeira; certifique-se da segurança dos ralos das piscinas, que devem estar protegidos com telas protetoras.
  • Sol – nesta época do ano a exposição aos raios solares é ainda mais intensa. Entre os 6 meses e 5 anos é recomendado que a criança use protetores infantis com alto filtro de proteção solar, reaplicando-o várias vezes ao dia; horário indicado de exposição solar é até às 10h da manhã e, depois, a partir das 16h, quer adultos, quer crianças.
  • Segurança – mantenha as crianças sob vigilância dentro e fora de água. O facto de estar num local diferente, não permite que a criança se consiga orientar em termos de espaço/localização: o programa “Estou Aqui” da PSP permite identificar a criança e associá-la a um adulto e respetivo contacto telefónico, caso esta se perca (aceda ao site mai.gov.pt e peça uma pulseira de identificação nominal para cada um dos seus filhos. Também pode fazê-lo para grupos ou adultos).
  • Alimentação – uma alimentação com menos gordura é muito bem-vinda quando o clima está muito quente. Manter uma rotina alimentar durante as férias não é fácil… alguns pecados fora da rotina alimentar não serão prejudiciais desde que a exceção não se transforme em regra!
  • Hidratação – no Verão este cuidado é ainda mais importante já que o suor corporal aumenta e precisamos de ainda mais água para regular a nossa temperatura: estimule as crianças a ter sempre uma garrafinha de água; entre brincadeiras e passeios faça uma pausa para recuperar o fôlego e beber bastante água.

Não esqueça: brinque e divirta-se com os seus filhos… o tempo não volta atrás e passa demasiado rápido! Filme e fotografe momentos inesquecíveis para mais tarde recordar!

Boas férias!

Ana Santos Oliveira, enfermeira especialista em enfermagem de saúde comunitária na UCC Viseense





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT