A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Crianças e a natureza

Edição de 22 de fevereiro de 2019
24-02-2019
 

Desde que trabalho no ramo da Educação,  tenho observado a grande lacuna que existe na experiência das crianças na Natureza, na sua verdadeira essência, em todas as estações do ano...sentir a chuva, saltar nas poças de água, sentir o vento, brincar na terra...são vivências que as crianças já não possuem, que lhes estão a ser retiradas por pais  superprotetores, pela Educação que se foca mais no  aspecto cognitivo do que na criança em si mesma.

Que adultos teremos amanhã? Que adultos respeitarão a Natureza se nem a conhecem? Porque se  recicla? Ensina-se a reciclar nas instituições e as crianças de facto aprendem...mas e o “porque se faz”? Será uma criança capaz de compreender a importância que tem a reciclagem e a reutilização de materiais? Compreenderá o impacto? Estas são as perguntas que deixo para reflexão.

Deixem as crianças brincar na Terra, cuidar da Terra, sentir a Terra, viver a Terra! Com certeza teremos crianças sujas, com mais roupa para lavar.  Mas teremos também crianças que vivem como crianças e que serão adultos conscientes no que se trata ao respeito pela Natureza... pelo lugar onde brincaram, pelo que cuidaram, pelo que ela nos dá, como a simples fruta que apanham da árvore e a prepararam para lanchar, pelas brincadeiras com paus, folhas, elementos que só a Natureza sabe dar, sem pedir nada em troca.

Criaremos crianças agradecidas, que abraçarão as árvores e protegerão as suas colheitas de uma forma sustentável e biológica.

Se não...tudo isto não passará de uma utopia e os adultos de amanhã se alimentarão à base de alimentos processados e fast food e nem saberão de onde provém, nem se interessam..teremos seres humanos fora de si com crianças obesas... e o nosso planeta (nosso lar) completamente destruído. Eduquemos com práticas e com vivências e deixemo-nos de utopias. Somos seres humanos e de onde viemos? Mesmo daí, da Mãe Natureza!

Filipa Antunes, professora de Educação Física e mentora do projeto de inspiração Waldorf "Casa Ser Natureza"





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT