A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Greve climática global - ficas a olhar?

Edição de 20 de setembro de 2019
22-09-2019
 

No dia 15 de março deste ano, 1,5 milhão de estudantes em 120 países diferentes saíram às ruas para mostrar a sua preocupação e exigir o fim da era dos combustíveis fósseis para impedir o colapso climático. Hoje, e na próxima sexta-feira, dia 27, haverá mais greves e já não são só as que são feitas pelos estudantes. A página inicial do site da Greve Climática Global diz: A Nossa casa está a pegar fogo, vamos agir. Exigimos justiça climática para todos!

No dia 15 de Março assisti à greve estudantil em Fornos de Algodres. Um grupo de cerca de 30 alunos caminhou da escola pela cidade até à Câmara Municipal, segurando cartazes e cantando.

O canto dos alunos foi o seguinte: cuidar, guardar e preservar a mudança esta a chegar nos viemos para mudar, para mudar e tu não ficas a olhar, a olhar

Os jovens de todo o mundo exigem ação, não apenas dos que estão no poder, mas de todos com quem compartilham a sua casa (este planeta). Porque eles têm razão: realmente a nossa casa está a arder e não é só, literalmente, na Amazônia, em Portugal ou em Angola. A menos que não acredite na ciência ou não leia as notícias, o colapso climático é uma realidade e uma ameaça para a biosfera, da qual depende a vida como a conhecemos. Às vezes pergunto-me: os seres humanos são como na fábula em que o sapo não salta da panela quando a água é levada a ferver lentamente? Quero pensar que podemos fazer melhor. Nós temos a capacidade de tornar este mundo digno para os nossos filhos. Isso exige apenas uma consciência e uma vontade de cada um mudar a sua vida para o bem de toda a vida. Da forma como isto está, é insuficiente o que tem sido feito para para desacelerar, e muito menos para parar, o colapso climático.

Só podemos inverter este cenário se cidadãos de todas as idades adotarem ações pessoais e se se unirem para mudanças a quem está no poder. Se se importa e acredita que a mudança é necessária, por favor, mude o seu estilo de vida e participe na Greve Climática Global na sexta-feira dia 27 de setembro, a partir das 10h30, no Rossio Viseu. Espero vê-lo, a si leitor, por lá!

Mais informação: pt.globalclimatestrike.net

Freya van Dien, gestora da Moinhos do Dão Eco Quinta





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT