A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Inverno e saúde: cuidados a ter

Edição de 4 de janeiro de 2019
05-01-2019
 

Aproximamo-nos do Inverno e o frio começa a chegar, aumentando o risco de surgimento de doenças respiratórias. É importante adotar medidas para as prevenir, bem como de impedir a sua transmissão. Neste sentido, devemos falar de Etiqueta Respiratória.

A etiqueta respiratória é um conjunto de medidas destinadas a conter as secreções respiratórias, de forma a minimizar a transmissão de agentes infeciosos por via aérea ou através de gotículas.

As doenças respiratórias são transmissíveis de pessoa para pessoa através das secreções. A tosse ou um espirro levam à libertação de secreções ou gotículas para o ar ou para as mãos que facilmente contaminam o espaço envolvente e podem alcançar outras pessoas.

Para que a transmissão seja minimizada é importante que cada um tenha consciência deste facto e adote comportamentos que impeçam esta disseminação.

Neste sentido, e segundo a Direção Geral da Saúde, considera-se a etiqueta respiratória como uma postura adotar. A etiqueta respiratória contempla as seguintes medidas:

  • -Cobrir a boca e o nariz ao espirrar ou tossir;
  • -Utilizar um toalhete de uso único para conter as secreções respiratórias, o qual deve ser prontamente eliminado num contentor de resíduos próximo;
  • -Em alternativa poderá tossir ou espirrar para o braço/manga evitando a dispersão de partículas, e a consequente contaminação das mãos;
  • -Higienizar as mãos após contacto com secreções respiratórias;
  • -Evitar tocar nas mucosas dos olhos, boca ou nariz.

Os profissionais de saúde promovem a aplicação de medidas de etiqueta respiratória junto de todos os utentes, e de todas as pessoas que acedem as unidades de saúde. Devem, ainda, ajudar os que necessitam de apoio (ex. idosos, crianças) no seu cumprimento e, nos períodos de maior prevalência de infeções respiratórias na comunidade (sazonalidade), oferecer máscara cirúrgica aos indivíduos sintomáticos que acedam à unidade de saúde.

A vacinação contra a Gripe é outra medida importante nesta altura do ano. A gripe é uma doença respiratória contagiosa que cura espontaneamente, no entanto pode trazer complicações graves a pessoas com doenças crónicas e aos idosos. Neste sentido, recomenda-se a vacinação contra a gripe a todas as pessoas, sendo gratuita para os grupos de risco. Informe-se com a sua equipa de saúde familiar.

Use medidas simples e proteja a sua saúde!





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT