A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

João Moreno Morais, CUF Viseu: Joanetes, mais do que um problema estético

Edição de 21 de setembro de 2018
22-09-2018
 

O que é o “joanete” e quais as causas do seu aparecimento?
O hallux valgus é mais conhecido por joanete na gíria popular. No entanto, o termo joanete é inapropriado, pois refere-se apenas à proeminência da cabeça do primeiro metatarso. O hallux valgus é uma deformidade complexa acompanhada de deformidades e sintomas dos restantes dedos. Caracteriza-se por um desvio do primeiro metatarso e do primeiro dedo, joanete, dedos em garra, calosidades e dor. É uma das patologias mais comuns do pé, afetando principalmente o sexo feminino. A idade de aparecimento é variável, geralmente entre os 20 e os 40 anos. As causas do hallux valgus permanecem incertas, sendo provavelmente multifatoriais. O calçado é apontado como o principal responsável pela deformação. Apesar da evidência científica ser insuficiente, é indiscutível o seu contributo na progressão e agravamento desta patologia. Existem fatores como a atividade profissional, o tipo de calçado, doenças neurológicas e traumatismos. Outros fatores, como os genéticos, a forma e características da articulação e outras doenças que afetam o pé, também têm sido implicados.

O “joanete” provoca dores?
A dor representa o principal sintoma de hallux valgus, sendo referida ao joanete, a primeira articulação metatarso-falângica e, por vezes, estendendo-se a outros dedos. É aumentada pelo movimento e calçado inadequado, restritivo ou de salto alto. São sinais e sintomas frequentemente associados com esta patologia as deformações dos dedos, dores na planta do pé, calosidades e alterações das unhas.

Como se diagnostica?
O diagnóstico é essencialmente clínico. No entanto, a radiologia convencional (radiografia) é necessária para uma correta avaliação da patologia e para a orientação terapêutica. Outros exames de imagem, nomeadamente a ecografia, tomografia computorizada (TC), ressonância magnética (RM) ou cintigrafia, podem ser necessários para exclusão de outras patologias.

Que tratamentos existem?
A primeira opção terapêutica deverá sempre ser conservadora. Frequentemente, a dor e a inflamação podem ser aliviadas com a eliminação da fricção sobre o joanete, enquanto que o tratamento das alterações das unhas e a limpeza de zonas de calosidades melhoram a sintomatologia e a vertente estética. O ajuste do calçado e a proteção seletiva de zonas de pressão podem reduzir substancialmente os sintomas. Importa referir que outras deformidades, como por exemplo alterações do segundo dedo, deverão ser tratadas porque podem perpetuar o hallux valgus. Apesar das medidas conservadoras, alguns doentes acabarão por necessitar de tratamento cirúrgico. A dor incapacitante é a principal indicação para correção cirúrgica. Motivações exclusivamente estéticas associam-se, frequentemente, a insucesso. O procedimento específico, deve ser selecionado com base na gravidade da doença. O doente deverá ser esclarecido quanto aos riscos, complicações e expectativas antes de qualquer intervenção cirúrgica.

Quais os cuidados a ter após a cirurgia?
Em todos os casos preconiza-se o uso de um penso almofadado com uma boa abertura do espaço entre o primeiro e o segundo dedo e o uso de um sapato de sola rígida. O primeiro penso deverá ser feito na primeira semana e os pontos retirados ao fim de aproximadamente 12 dias. Após seis semanas, em média, o doente pode utilizar sapatos de salto baixo até à sua completa recuperação. Importa realçar, que uma adequada orientação e um correto seguimento após a cirurgia, garantem o sucesso do tratamento, diminuindo a probabilidade de resultados insatisfatórios e eventuais complicações.

Quais as complicações possíveis?
O ressurgimento da deformidade é a complicação mais frequente e aquela que mais vezes é motivo de insatisfação do doente. Outras complicações incluem atraso da cicatrização da pele e consolidação do osso, desvios, fraturas, infeção, entre outras.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT