A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Mito ou verdade? As dúvidas sobre a saúde ocular

Edição de 17 de maio de 2019
19-05-2019
 

Todos os cuidados quotidianos são importantes para manter a saúde ocular e evitar problemas precoces da visão. Mas também é um fato que algumas informações não passam de crenças populares e podem, ao contrário do que se deseja, prejudicar mais do que ajudar os seus olhos.

Aqui vai encontrar alguns mitos, verdades sobre a saúde ocular.

1. Ler com pouca luz prejudica a visão?

MITO! A quantidade de luz durante a leitura não interfere na saúde dos olhos. O excesso ou falta de luz pode apenas gerar um desconforto e reduzir seu interesse pela atividade.

2. Usar os óculos de outra pessoa faz mal?

VERDADE! Não é por acaso que é necessária uma receita para a concretização dos óculos. As medidas de distância entre os olhos e do eixo de graduação dos óculos, são personalizados. Além de não ficarem corretamente ajustados ao seu caso, utilizar óculos de outra pessoa ou comprar modelos pré-graduados podem causar dores de cabeça, fadiga e tonturas.

3. Óculos de sol protegem a visão?

VERDADE! Os óculos de sol são uma proteção importante contra os raios solares. No entanto, para que sejam eficazes, é necessário que os óculos tenham a proteção adequada contra os raios ultravioletas e infravermelhos. Se as lentes não forem certificadas e homologadas, poderá estar a colocar em causa a saúde dos seus olhos, promovendo e acelerando a evolução de doenças oculares. Se optar por lentes de sol realmente certificadas e homologada, que só encontra em estabelecimentos de ótica, os seus olhos estarão protegidos contra os raios nocivos do sol. Se usa graduação, deverá ponderar também o uso de óculos de sol graduados.

4. Olhar muito tempo para os dispositivos digitais prejudica a visão?

VERDADE! Em média, olhamos para o ecrã do smartphone, do tablet ou do televisor durante quase cinco horas todos os dias. E olhamos para o nosso telemóvel até 80 vezes por dia! Estes números têm tendência a aumentar no futuro. O uso, muitas vezes excessivo, de ecrãs digitais expõe os olhos à luz azul-violeta emitida por fontes de luzes artificiais, como por exemplo: LEDs e ecrãs digitais (smartphones, tablets, TVs). A partir dos 30 anos, isto pode dar origem a fadiga ocular digital ou, como referem os especialistas, a Síndrome da Visão do Computador. Existem lentes que oferecem a solução perfeita, permitindo uma focagem rápida e confortável graças a uma zona de visão de perto especialmente otimizada – para onde quer que se olhe. Estas lentes são ideais não só para dispositivos digitais, mas também para ler livros e revistas.

5. Diabetes causa cegueira?

VERDADE! Um dos sintomas mais comuns são alterações da visão quando existem níveis elevados de glicémia. Deve-se ao facto de que é alterada a curvatura do cristalino (lente natural do nosso olho) dificultando a focagem dos objetos. A diabetes ao longo do tempo compromete seriamente a saúde ocular. Descolamento da retina, hemorragias na retina (Retinopatia Diabética), glaucoma e catarata são exemplo de alguns problemas visuais que poderão surgir. Para evitar e/ou atrasar a evolução da retinopatia diabética, deverá controlar os níveis de glicémia e realizar periodicamente o rastreio de retina.

6. A Catarata é hereditária?

VERDADE E MITO! Há casos de cataratas congénitas que são hereditárias, mas a maioria dos casos está relacionada ao envelhecimento do cristalino (catarata senil), que aparece com o avançar da idade. Diabetes, traumas oculares, tabagismo e alcoolismo também podem causar a catarata.

7. Usar óculos por muito tempo vai enfraquecer os olhos?

MITO! Os óculos são usados para corrigir miopia, hipermetropia, astigmatismo ou presbiopia e não enfraquecem os seus olhos. Eles são apenas auxiliares óticos que fornecem uma melhor visão às pessoas que possuem erros de refração.

Mais importante do que estes mitos e verdades, consultar um oftalmologista ou optometrista com regularidade, sem dúvida que será a melhor forma para se esclarecer e de preservar a saúde dos seus olhos.

Tiago Parente, optometrista do Institutoptico de Viseu





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT