A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Os benefícios termais

Edição de 19 de julho de 2019
20-07-2019
 

O que são e o que distingue as Termas de Alcafache?

As Termas de Alcafache estão no distrito de Viseu e são uma mais valia no tratamento das doenças do ócio articular e vias respiratórias. Qualquer pessoa que se dirija às termas de Alcafache para tratamento tem de passar primeiro por uma consulta médica. Hoje, as termas estão novamente comparticipadas pelo Serviço Nacional de Saúde.
Mas Alcafache destaca-se pelas lamas. São uns cataplasmas feitos com um produto comprado em França que depois é misturado numa betoneira computorizada e aplicado nas articulações. Este é o tratamento que as pessoas mais gostam de fazer. Quem o faz diz melhorar bastante, talvez porque atua localmente. Por último, distinguem-se por serem as mais próximas da cidade de Viseu.

Que tipo de tratamentos respiratórios são feitos nas Termas de Alcafache?

Tratamos bronquites, sinusites, rinites, asmas, laringites e fazemos irrigação nasal, nebulização e pulverização faríngea. Para os problemas mais profundos das vias respiratórias, bronquites e asmas, usamos os aerossóis. Temos dois tipos de aerossóis: os simples e os monossómicos.

E ao nível muscular e doenças articulares?

Temos piscinas que são tanques individuais. Podem ser piscinas simples ou com jacuzzi, temos a hidromassagem e os banhos de imersão, vapor à coluna e o duche da agulheta. Há também dois tipos de Vichy: o simples que é mais localizado ou então o geral. Ainda existe a aplicação das lamas que é feita localmente nas articulações dos doentes.

O tratamento depende do problema de cada utente?

O nosso médico vê mediante os exames que as pessoas trazem ou pelas indicações dos outros colegas. Focamos a atenção para o que o nosso colega nos indica, mas o médico que lá está avalia, sendo que é obrigatório ter formação em hidrologia e climatologia. No fundo, o tratamento não pode ser isolado pois o utente pode sofrer de outras doenças. Por isso é que faz uma avaliação para que não afete os outros problemas.

O tratamento é delineado de imediato para os dias todos ou é adaptado?

O tratamento é sempre para todos os dias. Existem funcionários a vigiar os tratamentos, regem-se por uma guia de tratamento onde estão prescritos todos os detalhes. Os doentes podem vir à consulta diariamente para esclarecer dúvidas.

Como funciona a estadia?

Quem é da zona de Viseu vai e vem todos os dias. Os que chegam de fora têm de permanecer na por cá entre 14 a 15 dias. Existe o hotel de Alcafache e algumas casas que alugam quartos, mas não chega para as necessidades. Com o tratamento novamente comparticipado, acredito que as termas voltem a ser procuradas cada vez mais.

Teresa Ministro, médica nas Termas de Alcafache





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT