A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Semana Mundial do Aleitamento Materno

Edição de 16 de agosto de 2019
18-08-2019
 

De 1 a 7 de agosto é comemorada a Semana Mundial do Aleitamento Materno. Estabelecida desde 1992 pela World Alliance for Breastfeeding Action (WABA), a sua comemoração tem o objetivo de facilitar e fortalecer a mobilização social para a importância da amamentação, envolvendo mais de 150 países.

“Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação” é o grande foco deste ano, que não é mais do que capacitá-los para não cederem a pressões frequentes, quer na sociedade quer no local de trabalho, para que assim possam tomar as decisões mais acertadas e favoráveis à amamentação.

Sabia que, enquanto trabalhador, tem direito a dispensa diária para amamentação? Essa mesma é gozada em dois períodos distintos, que têm a duração de uma hora cada.

A amamentação fortalece o vínculo mãe-filho e facilita o desenvolvimento emocional, cognitivo. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que as crianças sejam alimentadas exclusivamente com leite materno nos primeiros seis meses de vida e que, a partir de então, a amamentação seja mantida por, pelo menos, dois anos, juntamente com alimentos complementares adequados. O leite materno tem um prazo de validade estável se conservado no frigorífico durante 48 horas e até 3 meses, se conservado no congelador.

O leite materno é o alimento mais completo que podemos oferecer ao bebé que, para além de estar sempre á temperatura ideal, ajuda na prevenção de infeções, da diabetes e da obesidade, sendo económico e de fácil digestão. Tem também um papel importante na estimulação da musculatura oro facial e moldagem do palato com benefício para a respiração nasal e oralidade/fala (DGS).

Para além de ser importante para o desenvolvimento do bebé, também traz inúmeras vantagens para a mãe: ajuda na prevenção de hemorragias no pós-parto e promove a involução uterina, reduzindo ainda o risco de osteoporose, cancro da mama e cancro do ovário, ajudando a mãe na recuperação do seu peso.

É crucial que todas as mulheres se sintam apoiadas durante o processo de amamentação, sendo importante a informação que lhes é dada ainda durante a gravidez acerca dos benefícios e dos riscos que poderão existir.

Na sua farmácia existem inúmeras opções que a poderão auxiliar no processo de amamentação, desde o creme para os mamilos, os discos absorventes, conchas para o leite, protetores de mamilo em silicone, bombas tira-leite e/ou sacos de congelação.

A decisão de amamentar passa por si.

Informe-se com o seu profissional de saúde, sinta-se apoiada.

Sandra Costa, enfermeira na Farmácia Grão Vasco





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT