A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Aguiar da Beira: Candidatura para limpar terrenos para reduzir risco de incêndio

Edição de 22 de março de 2019
24-03-2019
 

O Município de Aguiar da Beira apresentou uma candidatura ao Programa de Desenvolvimento Rural com vista à realização de “ações de limpeza seletiva da vegetação espontânea, desbastes, podas e desramações, com vista à prevenção de ocorrência de fogos florestais”. A candidatura prevê não só a limpeza das faixas de gestão de combustível, como a execução das chamadas redes primárias, secundária e ainda de mosaicos.

“Para alcançar este resultado e tratando-se dum território com enorme potencial em termos de valores florestais e com um risco de incêndio elevado e iminente, dum grande número de proprietários que por várias razões não se encontram próximos das áreas florestais, o município de Aguiar da Beira, no âmbito da candidatura tenciona executar as operações técnicas necessárias à intervenção referida até 2020”, salienta a autarquia num edital publicado recentemente.

Numa primeira fase, a candidatura prevê “a desmatação motomanual e mecânica”, depois terá lugar “a desramação em árvores que permaneçam como árvores de futuro e podas de formação das folhosas existentes, se aplicável”. A terceira fase compreende “o desbaste seletivo” de espécies e a quarta e última o “desvio para zona limite de projeto e/ou destroçamento de todos os desperdícios provenientes da desmatação, correção de densidades, desrama e podas de formação”.

A área objeto de intervenção encontra-se marcada em carta topográfica. Os proprietários dos terrenos florestais assinalados, ou os seus representantes, “deverão entregar no município, as respetivas autorizações para a realização das intervenções mencionadas, considerando-se essas autorizações dispensadas caso os referidos titulares não se pronunciem”.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT