A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Aguiar da Beira: Comandante quer proteção civil municipal mais próxima das populações

Edição de 22 de fevereiro de 2019
24-02-2019
 

O concelho de Aguiar da Beira já tem comandante operacional municipal (COM). António Ferreira, comandante dos Bombeiros Voluntários, foi nomeado pelo presidente da Câmara Municipal, Joaquim Bonifácio, para esta nova função.

António Ferreira explica que continua a comandar os Bombeiros Voluntários e assumiu, agora, a função de coordenador Municipal da Proteção Civil, na qual terá que “desenvolver planos de emergência para o concelho, avaliar soluções a nível do plano municipal de defesa da floresta contra incêndios, acompanhar serviços nas faixas juntos às redes viárias, sensibilização junto das populações e das escolas, acompanhar as medidas de autoproteção de todos os edifícios do município, [entre outras]”.

No que toca à nomeação, considera que “acaba por ser uma mais valia”. “Junta-se o útil ao agradável”, diz, até porque, segundo a lei, por inerência, onde existem corpos de Bombeiros Municipais, o comandante é, também, o coordenador da proteção civil. Os objetivos do comandante António Ferreira passam por “criar um gabinete de proteção civil dinâmico, junto das populações, e que resolva muitas das lacunas que existem há muitos anos, não só a nível de concelho, mas de país”. Um dos fatores que considera estar mais em falta é “a cultura da população no que toca à proteção civil”.

Alerta, também, para o facto de só se ter começado a chamar a atenção dos portugueses quando iniciaram os problemas a nível nacional, como os incêndios. “Situações de risco que vieram, de facto, pôr o sistema ‘à prova’”, afirma. “Agora o Governo tem lançado uma panóplia de decretos de lei acerca de medidas de prevenção e isto tem que se começar a implementar”, acrescenta.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT