A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Aguiar da Beira: Feira do Pastor e do Queijo em março

Edição de 15 de fevereiro de 2019
16-02-2019
 

A sexta edição da Festa do Pastor e do Queijo, de Aguiar da Beira, já tem data marcada. O certame vai decorrer no dia 03 de março, um domingo, na localidade de Mosteiro, em Penaverde.

A festa surge mais uma vez incluída no calendário de iniciativas de promoção do queijo que são realizadas anualmente por várias autarquias da zona da Serra da Estrela. Só no fim de semana de Carnaval, altura em que decorre o evento em Aguiar da Beira, vão realizar-se mais três certames do género, todos no distrito da Guarda.

A Festa do Pastor e do Queijo, em Mosteiro, para além deste produto típico inclui ainda um concurso de ovinos e caprinos, que irá distribuir vários prémios, nomeadamente os de melhor grupo de ovelhas, de malatas, de melhor carneiro, bode e do melhor grupo de cabras serranas. Os galardões variam entre os 50 e os 125 euros, estando assegurado um prémio de presença no valor de 50 euros a todos os participantes.

O queijo Serra da Estrela de Denominação de Origem Protegida (DOP) tem atualmente 40 queijarias certificadas e 210 produtores de leite. A produção atingiu, em 2017, as 195 toneladas, com receitas estimadas em 3,5 milhões de euros. Segundo a InovCluster - Associação do Cluster Agroindustrial do Centro, Aguiar da Beira não possui nenhuma queijaria certificada. Também não tem produtores de leite.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT