A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Aguiar da Beira: Mudança de banco levanta suspeitas à oposição

Edição de 9 de março de 2018
12-03-2018
 

Os vereadores do PSD na Câmara de Aguiar da Beira acusam o executivo liderado por Joaquim Bonifácio (independente) de estar a perseguir politicamente o gerente de uma instituição bancária da vila que integrou as listas sociais-democratas nas últimas eleições autárquicas. Em causa, a transferência do dinheiro da autarquia que se encontrava a prazo no banco gerido pelo social-democrata para outra dependência bancária.

O tema foi discutido numa das últimas reuniões da autarquia, com o vereador do PSD Fernando Pires a pedir explicações à maioria sobre a mudança de banco, referindo não entender a decisão “uma vez que sempre existiu uma relação de grande proximidade entre a Câmara Municipal” e a dependência bancária em causa.

O autarca ressalvou ainda “o facto de os funcionários serem quase todos do concelho” e de pagarem os seus impostos em Aguiar da Beira. O social-democrata não tem dúvidas que a mudança de banco “foi apenas motivada pelo facto de o gerente [da instituição] ter feito parte das listas do PSD nas autárquicas”, acusando o executivo de ter estar a perseguir politicamente e de prejudicar o gerente candidato.

O presidente da Câmara, Joaquim Bonifácio, disse que o dinheiro foi transferido para a nova entidade bancária por terem sido oferecidas “condições mais favoráveis ao município”.

A vice-presidente, Rita Mendes, também entrou na discussão, reiterando que “só razões de interesse municipal” justificam a decisão. A vereadora acrescentou ainda que “deveria haver coerência e memória, lembrando que, no início do anterior mandato, o presidente” tinha transferido o dinheiro para outro banco, estando “convicta de que teriam sido as mesmas razões que ditaram a decisão”. “A única diferença é que, na altura, ninguém questionou a decisão, [nem foi] levantada a possibilidade de perseguição política”.





  • 2002 - 2018 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT