A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Associações que apostam na orientação homenageadas no feriado de Aguiar da Beira

Edição de 8 de fevereiro de 2019
09-02-2019
 

A Ori-Estarreja e a Federação Portuguesa de Orientação vão ser homenageadas pela Câmara Municipal de Aguiar da Beira neste domingo (10 de fevereiro), durante as celebrações do dia da restauração do concelho. Estas duas entidades vão ser distinguidas pela Câmara e Assembleia Municipal por tudo o que fizeram nos últimos quatro anos em prol da orientação no concelho, uma modalidade que ajudou a promover o município desportiva e turisticamente e que trouxe também impacto económico ao território.

Pelo contributo “inegável” destas instituições “na organização de provas com projeção mundial, no mapeamento dos percursos pedestres, na promoção de atividades e do potencial do território, na atração de atletas, dos melhores do mundo da modalidade, ao concelho”, a autarquia decidiu prestar tributo a estas duas entidades, salientando o trabalho que tanto a Ori-Estarreja e a Federação Portuguesa de Orientação fizeram e que permitiu afirmar “Aguiar da Beira como um dos destinos preferenciais e de excelência, em Portugal e no mundo, para a prática da modalidade desportiva” e que contribuiu para “a organização, pela primeira vez em Portugal, do Campeonato Mundial de Juniores de Orientação, que terá lugar em 2021” no município.

Além destas duas organizações, também o Agrupamento de Escolas local será reconhecido pela participação do estabelecimento de ensino e dos alunos em provas de orientação em representação do município e “pelo seu papel na consolidação local da modalidade”.

No feriado municipal serão também entregues os prémios de mérito escolar aos melhores alunos do concelho, duas do 6º ano de escolaridade, uma do 9º e outra do 12º. Também serão entregues os galardões aos 21 estudantes que concorreram ao prémio de acesso ao ensino superior.

A sessão solene de homenagens está marcada para as 14h00, no salão nobre dos paços do concelho. Antes disso, pelas 09h45, reúne a Assembleia Municipal.

As celebrações da restauração do concelho começam 09h30, com o hastear da bandeira, ao som do hino nacional nos paços do concelho, num momento que será acompanhado pela Banda Musical 81 de Ferreirim, no concelho vizinho de Sernancelhe. A filarmónica também vai ser responsável pelo fecho dos festejos, com um concerto, que está marcado para as 14h00 no Centro Cultural de Aguiar da Beira.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT