A OUVIR 98.8 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
 
        

Classificação final de concurso para enfermeiros foi rejeitada

Região, Viseu, Centro Hospitalar Tondela Viseu,

15-09-2017
 

A atual administração do Centro Hospitalar Tondela Viseu (CHTV) decidiu alterar os critérios de seleção do concurso para enfermeiros que tinha sido aberto no final do ano passado e não homologar a lista final de classificação dos candidatos. A decisão foi tomada por causa do peso (80 por cento) que a entrevista tinha no apuramento final e que se traduzia numa “ violação dos princípios da igualdade de oportunidades”.

O concurso foi aberto ainda pela anterior administração a 5 de dezembro de 2015. De acordo com a ata onde foi publicado, a classificação final teria em conta a nota de licenciatura (que valia entre 18 e 20 pontos de acordo com a média), a experiência profissional (de 10 até 20 pontos) e a entrevista, na qual eram avaliadas a qualificação e os conhecimentos profissionais, as qualidades intelectuais, a capacidade de comunicação e expressão e a atitude comportamental. A oferta de emprego era para se manter válida pelo período de dois anos a contar da data de caducidade da lista de recrutamento em vigor ou do esgotamento da mesma.

“A ponderação da entrevista no apuramento da classificação final dos candidatos, sendo preponderante e não meramente complementar, incorporava uma violação frontal dos princípios da igualdade de oportunidades, da imparcialidade, da boa fé e da não descriminação, bem como do princípio do mérito e do direito a um procedimento justo de seleção”, escreve o Conselho de Administração liderado por Cílio Correia numa ata datada de 24 de agosto.

A administração deliberou ainda que o júri nomeado procederia à reelaboração dos critérios de seleção, classificação e ordenação e que a entrevista ficaria a valer apenas 30 por cento.

A este concurso candidataram-se mais de 700 enfermeiros. A lista final já foi publicada. 





  • 2002 - 2017 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT