A OUVIR 98.8 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
 
        

Incêndios deixam águas do Paiva mais poluídas

Região, Castro Daire, Incêndios, Rio Paiva, SOS Rio Paiva,

15-09-2017
 

Numa recente ação de limpeza em três locais ao longo das margens do rio, a Associação de Defesa do Vale do Paiva identificou zonas em que “a água está muito escura” no concelho de Castro Daire. Quem o afirma é Sérgio Caetano, da organização. “Estivemos na zona da Folgosa e ficámos preocupados com o facto se a água estar bastante suja, muito provavelmente por causa dos incêndios. A água estava com uma tonalidade muito escura”, explicou.

Numa ação de limpeza que contou com o apoio de populares e também do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR, o membro da SOS Rio Paiva admitiu que, ainda assim, a zona da Folgosa não é das mais poluídas. “É uma zona que está concessionada, que é a Praia de Folgosa, e que costuma ser limpa de forma regular. Não é preocupante mas ainda recolhemos alguns resíduos na água. Tivemos connosco uma equipa do SEPNA que andou de canoa e que retirou alguns plásticos e garrafas, muito provavelmente de turistas que estejam acampados por aqueles lados”, analisou.

Mais aposta na limpeza que no turismo

Perante um cenário que continua a deteriorar-se, Sérgio Caetano refere que a solução passa por se apostar na prevenção e ação de limpeza. “Existem outros pontos mais preocupantes que este na Folgosa. Em Arouca por exemplo, junto aos Passadiços do Paiva, havia bastante lixo e foi onde tivemos mais trabalho a limpar.

A qualidade da água do Rio Paiva está a deteriorar-se, cada vez mais. O que gostávamos que fosse feito era que o dinheiro que está a ser investido no turismo fosse aplicado na identificação e eliminação dos focos de poluição. Essa deveria ser a prioridade, até porque não é bom estarmos a chamar turistas para um rio que está impróprio para a prática balnear”, defendeu.





  • 2002 - 2017 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT