A OUVIR 98.8 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
 
        

Passagem de Nível do Coval (Mortágua) vai ser substituída

Mortágua

20-09-2017
 

A passagem de nível do Coval, em Mortágua, vai ser substituída por uma passagem superior (viaduto), um investimento da empresa Infraestruturas de Portugal na ordem dos 525 mil euros.

Nos anos 90, em consequência da modernização da Linha da Beira Alta, foram suprimidas várias passagens de nível existentes no concelho, mas permaneceu a do Coval, sendo atualmente a única que ainda resta no concelho.

Nesta última chegou a ser instalado um sistema automático de fecho das cancelas, o que não anulou o perigo e o sentimento de receio e insegurança nas pessoas que diariamente atravessam aquela via, para além do tempo de espera a que são obrigadas.

O presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, refere que a supressão daquela passagem de nível constitui “uma velha reivindicação”, lembrando as várias diligências do Município junto da empresa (então CP) no sentido de suprimir aquela passagem e encontrar uma solução alternativa.

Segundo Júlio Norte, a existência desta passagem de nível, “tem sido um forte constrangimento em termos de acessibilidade e mobilidade”. E lembra que se trata da principal via de acesso à zona do Santuário do Cabeço do Senhor do Mundo, e também ao cemitério Municipal, uma via que é utilizada diariamente por centenas de pessoas.

Acrescenta, ainda, que “o problema agrava-se para os veículos pesados que operam na floresta e para os autocarros que se deslocam ao Santuário, sobretudo no sentido descendente”, devido ao ângulo da curva e à acentuada descida junto ao acesso à plataforma, exigindo redobrado cuidado e mais tempo para atravessar o local.






  • 2002 - 2017 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT