A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Antiga escola básica de Cabanas de Viriato passa a sede da Associação do Carnaval

Edição de 14 de dezembro de 2018
15-12-2018
 

A Associação do Carnaval de Cabanas de Viriato, promotora da famosa “Dança dos Cus”, tem agora um espaço que utiliza como oficina de trabalho e ensaios artísticos, coreográficos e que serve para preparar outras atividades associadas ao Carnaval graças a uma prenda antecipada da Câmara Municipal de Carregal do Sal. O município cedeu à coletividade as instalações da antiga escola primária da localidade, que se encontravam desativadas.

A autarquia disponibilizou o edifício para Associação do Carnaval de Cabanas de Viriato com o objetivo de passarem a ter umas instalações mais dignas para poderem desenvolver o seu trabalho criativo ao serviço do concelho, com a criação artística, de diferentes figurinos, de preparação dos Gigantones; Cabeçudos e outras personagens que todos os anos participam no corso carnavalesco, onde não falta a tradicional e ex-líbris “Dança dos Cus”.

O antigo estabelecimento de ensino é cedido “pelo período de cinco anos, eventualmente renováveis, sendo da responsabilidade da coletividade o pagamento dos encargos com a água, luz, telecomunicações e seguros”.

Fernando Campos, presidente da Associação de Carnaval de Cabanas de Viriato considera este acordo “uma autêntica prenda de Natal antecipada” já que vai permitir desenvolver muito trabalho de atelier e oficina na preparação das festividades do Carnaval de Cabanas e da sua tradicional Dança Grande, ou Dança dos Cús, que no próximo ano de 2019, acontece, no mês de março.

Já a Câmara Municipal de Carregal do Sal sublinha, em comunicado, que continua a apostar “na ocupação responsável dos antigos edifícios escolares desativados por força da entrada em funcionamento dos Centros Educativos”, cedendo “mais um espaço a favor de uma coletividade que desenvolve um trabalho meritório em prol da preservação de valores culturais, nomeadamente do inquestionável cartaz turístico que é “O Carnaval de Cabanas de Viriato, com a sua Dança Grande ou Dança dos Cus”.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT