A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Associação organiza almoço para angariar fundos para lar de idosos

Edição de 7 de dezembro de 2018
08-12-2018
 

A Associação Lar Amigo (ALA) em parceria com Centro Cultural de Currelos, no concelho de Carregal do Sal, está a promover um almoço solidário com o objetivo de angariar fundos para a construção do novo lar e centro de dia.

O evento pretende reunir dinheiro para fazer a escritura de aquisição de uma fração do edifício do Centro Cultural de Currelos e, ainda, para dar início a todo o processo burocrático junto do Centro Regional de Viseu da Segurança Social. Joaquim Carlos, presidente da Associação Lar Amigo em Currelos, revelou ao Jornal do Centro que “este é o segundo passo para transformar em realidade um sonho”.

O primeiro passo foi dado a 20 de setembro deste ano por carta registada da Direção-Geral da Segurança Social que reconheceu a associação, fundada em 2015, como Instituição Particular de Solidariedade Social.

A ideia da direção da Associação Lar Amigo passa agora pela requalificação do atual edifício do Centro Cultural de Currelos que, numa primeira fase, será dividido em duas frações, ou áreas habitáveis, mas interligadas entre si, aproveitando algumas salas e espaços contíguos que estão subaproveitados, podendo ainda o seu edifício ser ampliado. Segundo Joaquim Carlos, o que se pretende com esta requalificação “é que de um lado continue a funcionar o bar, a sala de estar e convívio, enquanto que a área que neste momento não tem qualquer utilização será ocupada pelo novo lar e centro de dia, com uma capacidade inicial para 15 idosos, que depois de ampliada poderá receber um total de 30 utentes”.

“Trata-se de uma obra arrojada, cujo investimento a realizar, depois de tudo feito, é de meio milhão de euros, o que representa um grande esforço financeiro para uma resposta social urgente, porque o concelho de Carregal do Sal já não tem capacidade para receber mais idosos, como aconteceu com o meu pai, de 80 anos, que tive de colocar, com muita dificuldade, no Lar de São João de Areias, no concelho vizinho de Santa Comba Dão”, frisou Joaquim Carlos.

De imediato a Associação Lar Amigo de Currelos vai contar com uma verba de 100 mil euros “graças a uma doação feita por um benemérito local que fez questão de manter o anonimato”, contou.

O presidente da Associação Lar Amigo sublinha que “todas as ajudas são bem-vindas e neste momento precisamos de uma grande onda de solidariedade para juntar dinheiro que nos conduza à concretização deste sonho para apoiar as pessoas mais necessitadas e dependentes”.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT