A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Carregal do Sal: Cursos de água afetados pelos incêndios vão ser regularizados

Edição de 8 de março de 2019
10-03-2019
 

Vão começar no início da próxima semana os trabalhos de regularização fluvial nas áreas afetadas pelos incêndios florestais ocorridos entre agosto e outubro de 2017, no concelho de Carregal do Sal.

Tratam-se de obras destinadas à reabilitação e requalificação de um conjunto de ecossistemas ribeirinhos, a realizar junto às linhas de água da Ribeira de Cabanas, Ribeira de Beijós, Ribeira do Sobral e Rio Mondego.

Com esta operação, a autarquia pretende garantir o escoamento das respetivas linhas de água para minimizar a erosão e o arrastamento dos solos designadamente através da remoção de sedimentos e outro material que possa estar a poluir os leitos, recuperação da secção de vazão das passagens hidráulicas e pontões e consolidação e recuperação de taludes de sustentação de barreiras e suas margens.

Segundo a Câmara Municipal de Carregal do Sal, as medidas de proteção dos recursos hídricos incluem uma série de operações no terreno que passam pelo corte e remoção de material ardido e das plantas invasoras; remoção de sedimentos (ou resíduos) e outros materiais nos leitos; recuperação de pontões e consolidação e recuperação de taludes e margens.

As intervenções resultam do protocolo firmado entre a Associação Portuguesa do Ambiente (APA), Infraestruturas de Portugal (IP) e o Município de Carregal do Sal e são totalmente financiadas pelo Fundo Ambiental num investimento global que ronda os 102 mil euros.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT