A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Carregal do Sal: Orçamento Participativo com quatro propostas para 30 mil euros

Edição de 28 de setembro de 2018
29-09-2018
 

Os projetos finalistas para a nova edição do Orçamento Participativo de Carregal do Sal já estão encontrados. A votos até ao próximo dia 30 de outubro vão quatro ideias, que pretendem tornar Carregal do Sal num concelho melhor. As quatro propostas, apuradas pela Comissão de Análise Técnica do Orçamento, vão lutar por um total de 30 mil euros, que serão investidos no próximo ano.

Entre os projetos finalistas estão o “Aldeia Segura, Pessoas Seguras” apresentado pela Junta de Freguesia de Beijós que propõe a aquisição de uma cisterna para ser utilizada como meio de primeira intervenção ou para servir de apoio aos bombeiros no combate aos incêndios florestais. “Não somos bombeiros e não queremos substituí-los, simplesmente pretendemos ajudar a salvar pessoas e bens. Este dispositivo pode igualmente ser utilizado para outros trabalhos, nos quais a Junta tenha necessidade do seu uso”, explica a autarquia. A cisterna está orçada em 9.200 euros.

Já a Junta de Freguesia de Parada concorreu com a construção do parque infantil na antiga escola primária da localidade, numa proposta que representa um investimento superior a 28 mil euros. A infraestrutura será complementada com um pequeno jardim onde toda a população poderá passar momentos de convívio e lazer na companhia dos mais novos. “Será um pequeno passo, mas é com pequenos passos que queremos voltar a pôr a freguesia de Parada entre as localidades onde é bom viver”, sustenta o presidente da Junta de Parada, acrescentando o autarca que “este projeto pretende conjugar as recordações e a sabedoria dos mais idosos com a irreverencia e a alegria dos mais novos”. A ideia passa ainda por devolver às pessoas “um local carregado de memórias que, com muita pena de todos, se vai degradando a olhos vistos”.

Num investimento de 30 mil euros (o valor global do Orçamento Participativo), está ainda a votos uma proposta de arquitetura paisagista para o Jardim do Cristo-Rei, situado em Cabanas de Viriato. Os promotores do projeto consideram que a requalificação da zona de lazer se apresenta “como vital para a freguesia de Cabanas de Viriato”, já que irá “devolver o espaço público aos munícipes e às atividades de recreio, sem menosprezar a sua equilibrada relação com o tráfego automóvel, e criar um espaço público sustentável, atrativo, seguro e que fomente atividades sociais, recreativas e de promoção cultural”.

A quarta e última proposta passa pela requalificação de uma das salas e respetivos anexos da antiga escola primária de Travanca de S. Tomé, cedidas pelo NACO, onde, futuramente, o Núcleo Pais em Rede Beira-Dão desenvolverá ações dirigidas às pessoas com deficiência e suas famílias do concelho de Carregal do Sal. Os trabalhos de reabilitação estão avaliados em 21 mil e 800 euros e consistem na melhoria das casas de banho, adaptando-as a pessoas com deficiência motora, assim como do alpendre, que irá ser transformando num espaço fechado, envidraçado, para realização de atividades lúdicas. Está prevista também a construção de uma pequena cozinha pedagógica, a lavagem e pintura das paredes do alpendre, o arranjo do telhado, o embelezamento do espaço exterior e a aquisição de material lúdico e equipamento tecnológico. 





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT