A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Diminuir listas de espera e gestão mais eficaz nas consultas

Edição de 6 de setembro de 2019
08-09-2019
 

O Centro de Saúde de Carregal do Sal tem um novo diretor. Paulo Catalino sucede no cargo a Ana Araújo. O novo responsável clínico desta unidade de saúde familiar contou ao Jornal do Centro que a sua primeira preocupação passou pela necessidade de se focar “na resolução daqueles que eram os problemas mais notórios e de resolução imediata, tais como a limpeza dos espaços verdes adjacentes ao Centro de Saúde e uma reorganização dos espaços exteriores e interiores desta unidade de saúde por forma a torná-la mais eficiente para todos os utentes que a ele recorrem”.

A par destas medidas, o novo diretor revelou que se focou no desenvolvimento de estratégias para implementação de medidas que solucionassem os problemas e queixas que mais lhe foram sendo comunicadas pelos utentes ao longo dos últimos três anos, tais como uma “gestão mais eficiente de marcação de consultas e a melhoria do atendimento telefónico aos utentes”, priorizando a rapidez do acesso aos serviços em casos agudos, garantindo a prestação de cuidados de saúde a todos os utentes que precisem de consulta urgente. “O objetivo maior e final é a otimização dos serviços que prestamos, garantindo satisfação nos utentes pelo serviço prestado pelo Centro de Saúde quer em rapidez quer em qualidade”, sustenta.

Na primeira avaliação que diz ter realizado quando assumiu o cargo de novo diretor, Paulo Catalino sublinha que reflete a imagem que a população em geral tem do Serviço Nacional de Saúde, embora no caso específico “os quadros não apresentam falta de clínicos e o número apresenta-se como adequado à resposta necessária”. “Vale a pena ressalvar que apesar de termos a breve trecho um médico de família que se vai reformar foi já nomeado um novo clínico, para ocupar este lugar, sem que ocorra qualquer período de carência estando todos os utentes assegurados”.

Paulo Catalino acha que “é imprescindível apostar num casamento feliz entre utentes e o Centro de Saúde, humanizando os serviços, que devem ser prestados com carinho e com atenção. É crucial vencer o paradigma que ainda vivemos ao nível dos cuidados de saúde apostando verdadeiramente na prevenção em vez de apostarmos apenas na cura”, concluiu. Atualmente, existem cerca de 9500 utentes inscritos no Cento de Saúde de Carregal do Sal.

O novo diretor do Centro de Saúde é licenciado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, onde também obteve o Mestrado e concluiu a sua especialidade em Medicina Geral e Familiar, quando prestava serviço na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) de Tábua.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT