A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Exigência para justificar alimentação vegetariana causa controvérsia

Edição de 26 de outubro de 2018
29-10-2018
 

O Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal entregou uma ficha aos alunos que pediram senhas para refeições vegetarianas. No documento eram pedidas as razões que os levaram a fazer aquela escolha e se acontecia “por motivos étnicos, ou religiosos”. Houve encarregados de educação que não gostaram porque consideraram ser “um ato discriminatório e intrusivo na vida privada dos alunos, contrariando o que a lei determina”.

A ficha com o logótipo da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares do Centro (DGEstE Centro) e do Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal foi enviada para o Ministério da Educação. Ao Jornal do Centro, o presidente da Associação de Pais do Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal, António Batista, disse desconhecer “qualquer descontentamento”.

ambém o presidente do Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal, Hermínio da Cunha Marques, se mostrou surpreendido com a contestação. Confirmou depois, junto da secretaria da escola, a existência de um formulário oficial com a “chancela” da República Portuguesa.

O diretor fez questão de realçar que “o formulário é oficial para ser preenchido por alunos que requerem refeições de opção vegetariana ou vegan”. “Não deixa de ser irónico que quem está a infringir a lei seja a própria tutela, o que de facto é um contra senso”, realçou.

Denúncia chega ao parlamento através do partido “Os Verdes”

O caso chegou à Assembleia da República, através de um requerimento apresentado pelo deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar “Os Verdes”, onde questiona o Governo, via Ministério da Educação, sobre o facto de no Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal, “os alunos que pretendem uma alimentação vegetariana, sejam sujeitos a uma ficha de inscrição, que os obriga a demonstrar os motivos da sua opção”.

“Os Verdes” querem ainda saber se o Ministério da Educação tem conhecimento “se existem mais escolas que estão a exigir aos alunos que justifiquem os motivos pelos quais pretendem a opção vegetariana”.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT