A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Proprietários de Carregal do Sal aderem à plantação do pinheiro manso

Edição de 11 de janeiro de 2019
11-01-2019
 

A plantação de pinheiro manso no concelho de Carregal do Sal continua a crescer no âmbito do programa municipal “Reflorestar Carregal”. Em 2018 foram vários os novos e jovens proprietários que aderiram ao programa e optaram por avançar com este tipo de produção.

Segundo a Câmara Municipal, já foram entregues mais de 30 mil unidades de pinheiros mansos e carvalhos. A operação vai manter-se em 2019 devido aos inúmeros pedidos de licenciamentos que estão a ser requeridos.

De acordo com a vereadora Cristina Borges, “este programa tem como objetivo reflorestar o concelho ocupando as áreas ardidas em outubro de 2017 e novas áreas que estão a ser alienadas para esse fim”.

Atualmente, o concelho de Carregal do Sal possui uma área com 54 hectares com uma plantação total de 30 mil unidades de pinheiros mansos e carvalhos.

Feira da Pinha e do Pinhão aumentou em área e em expositores

A Câmara Municipal de Carregal do Sal volta a apostar num certame anual que promove a cultura do pinheiro manso e também as potencialidades do concelho, como a gastronomia, os vinhos, o artesanato e a etnografia, com a realização da 5ª edição da Feira da Pinha e do Pinhão que decorre entre os dias 17 e 19 de janeiro.

Segundo Cristina Borges, este ano, para este evento, “o Município viu-se na obrigação de aumentar a área coberta e de ocupação do certame com a instalação de mais um módulo coberto (tenda) que vai permitir albergar mais 30 expositores em relação à edição de 2018”.

Sobre as 30 mil unidades de pinheiro manso e carvalho no território, o Jornal do Centro apurou que após a enxertia tudo aponta que para daqui a cinco anos já seja possível fazer a primeira apanha de pinha e recolha de pinhão, que agora é uma especialidade da gastronomia local e que já consta nas ementas de alguns restaurantes na confeção de alguns pratos e, especialmente, na área da doçaria regional e tradicional. De referir que o novo pastel de pinhão vai ter este ano pela primeira a concurso do Melhor Pastel durante a Feira da Pinha.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT