A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Inaugurado novo quartel dos Bombeiros de Farejinhas

Edição de 10 de janeiro de 2020
11-01-2020
 

Os Bombeiros Voluntários de Farejinhas têm um novo quartel. A obra era esperada há vários anos para aumentar o conforto de todos os profissionais. “Não tínhamos condições para os bombeiros passarem a noite no nosso quartel. Chovia na camarata e havia muita humidade. Chegou uma altura em que era impossível, especialmente de inverno. Pedíamos a quem fizesse noite para dormir em casa, ficar com um telemóvel ligado e, caso acontecesse alguma coisa, ligávamos. Isso causava grandes transtornos na operacionalidade”, conta o comandante da Associação Humanitária.

Agora, as novas instalações, acredita o comandante dos Voluntários de Farejinhas, vão ajudar a captar novos jovens para os bombeiros. “O nosso grande problema é não termos capacidade para atrair pessoas em igual proporção às que saem. Tínhamos uma corporação com instalações que acabavam por não motivar quem quisesse abraçar esta causa. Com melhores condições, acreditamos poder vir a ter uma melhor imagem junto da população, especialmente junto dos mais jovens”, refere Horácio Ribeiro.

A obra inicialmente estava orçada em 600 mil euros, mas depois alguns contratempos fizeram aumentar os custos. “Reparámos que havia água ao nível do subsolo e isso fez encarecer a obra em cerca de 180 mil euros. Este custo foi totalmente assegurado por nós porque já não estava contemplado no plano inicial”, revela.

A dificuldade da corporação de Farejinhas, que está a assinalar 90 anos de atividade, é sentida por outras corporações: a falta de voluntários. “Há alturas do ano em que até temos muita disponibilidade, mas há alturas em que os elementos são escassos”, refere o comandante.





  • 2002 - 2020 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT