A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Incubadora de porta aberta aos empreendedores em Castro Daire

Edição de 19 de julho de 2019
20-07-2019
 

O concelho de Castro Daire já tem em funcionamento uma incubadora de empresas. A valência foi instalada na antiga Escola Conde de Ferreira, situada no centro histórico da vila, que para tal teve que sofrer obras de requalificação.

O espaço, que ainda está vazio, está vocacionado para receber “os empreendedores do concelho que não conseguem ter dinheiro suficiente para dar continuidade ao seu negócio” e que no antigo estabelecimento de ensino terão à disposição um local “para iniciar e desenvolver a sua atividade”, explica o presidente da Câmara de Castro Daire, Paulo Almeida.

Através da incubadora, o município vai prestar apoio aos novos projetos em vários dominios, reduzindo assim os custos aos novos empresários. As empresas poderão permanecer no edifício pelo período máximo de cinco anos, depois disso terão de abandonar o espaço.

Além do apoio prestado aos novos empresários, Paulo Almeida reconhece ainda que este projeto vai ajudar “a dar vitalidade à zona histórica da Vila, que tem vindo a sofrer uma desertificação”. “Conseguimos aproveitar um edifício histórico no centro do concelho”, acrescenta, explicando que “o que se pretende é que os novos empresários vejam aqui uma nova janela de oportunidade”.

As empresas e os empreendedores interessados já se podem candidatar à incubadora. Podem candidatar-se pessoas singulares ou coletivas “que pretendam desenvolver um negócio inovador, com potencial económico que contribua para o desenvolvimento do concelho e da região e com o intuito de criar e gerir a sua própria ‘startup’”. São vários os critérios que ditarão a escolha dos projetos a incubar. Entre eles a ideia de negócio, o caráter criativo e inovador do projeto, o potencial de mercado e a capacidade de execução da ideia.

O edifício tem a capacidade de albergar até oito empresas. No mesmo imóvel funcionará também a Junta de Freguesia da sede do concelho.

Para além da incubadora de empresas, e neste campo do empreendedorismo, o município de Castro Daire está a promover o concurso de ideias de negócio “Orçamento Participativo Jovem”. As iniciativas mais viáveis e sustentáveis poderão também mais tarde ocupar um lugar na incubadora.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT