A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Cinfães: maioria e oposição com leituras diferentes sobre os números da educação

Edição de 29 de março de 2019
31-03-2019
 

O vereador do PSD na Câmara de Cinfães pede um maior investimento da autarquia na área da educação. O presidente da Câmara refere que o município foi “pioneiro” em muitas das medidas para combater o abandono escolar.

Depois de conhecidos os números da educação que colocam o município nos lugares do fundo da tabela nos rankings nacionais, o vereador do PSD, Bruno Rocha, defendeu uma maior intervenção do município, em articulação com todos os agentes educativos, no sentido de inverter os dados. “Melhorar as condições físicas das escolas, com ênfase no acesso à internet, melhorar a oferta formativa” e “fomentar nas escolas um clima de exigência e promoção do mérito”, foram algumas das medidas deixadas, em reunião do executivo, pelo social-democrata.

Bruno Rocha falou em “alunos com baixas expetativas escolares” e com “resultados aquém dos desejados”, além da “desertificação” que afeta o concelho. “No segundo ciclo e quando analisamos o número de alunos que obtêm nota positiva nas provas nacionais do 9.º ano, após o percurso sem retenções no 7.º e 8.º ano, verificamos que a média de alunos a nível nacional se fixa nos 48% enquanto em Cinfães é apenas de 27 por cento. No ensino secundário a nível nacional, 29 por cento dos alunos obtêm nota positiva nos exames nacionais do 12.º ano após um percurso sem retenções no 10.º e 11.º ano, em Cinfães essa percentagem é apenas de 18 por cento”, exemplifica.

Já o presidente da Câmara, Armando Mourisco, reforça que o município está na linha da frente das políticas educativas. “Cinfães foi pioneiro nos Centros Escolares para que os alunos tivessem melhores condições, temos transportes escolares gratuitos, atividades de enriquecimento curricular com mais horas e mais técnicos e prolongamento de horário com mais atividades”, refere o autarca.

Destacou ainda as bolsas de estudo que são entregues e o trabalho que está a ser feito no âmbito da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa para o combate ao insucesso escolar.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT