A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Incentivos para fixar médicos em Cinfães

Edição de 14 de junho de 2019
15-06-2019
 

Na sequência da deliberação tomada na reunião de câmara de Cinfães em outubro de 2016 foi proposto o regulamento municipal de apoio à fixação de médicos de família no concelho de Cinfães.

Medida esta que está implementada até hoje e com sucesso, tal como diz Armando Mourisco, presidente da autarquia de Cinfães.

“A medicina, a saúde, os médicos de família, os enfermeiros, são peças essenciais na qua lidade de vida de uma população. É preciso garantir que a assistência médica, sobretudo em populações do interior, seja garantida com tempo e horas, com qualidade, com resposta rápida e eficaz, para que se possa melhorar a qualidade de vida. Naturalmente é um dos grandes fatores para a fixação da população. Bem sabemos, que fruto das políticas desenvolvidas ao longo de muitos anos no nosso país, os meios foram escasseando pelo território nacional. Quando alguma coisa falha, falha mais no interior. Há menos gente e, portanto, há menos profissionais no interior. É preciso, de alguma forma, incentivar os médicos para que fiquem nestes territórios do interior. Fixando-os, podemos garantir o tal apoio, a tal qualidade de vida, a tal eficácia e eficiência, na qualidade dos serviços à nossa população", afirma.

O município de Cinfães entendeu ajudar à fixação desses prof issionais criando um regime de incentivos para que, segundo Armando Mourisco, "possam perceber que o interior também é atrativo, no interior vive-se bem, no interior há qualidade de vida, no interior há cultura, há desporto. Há uma grande oportunidade de eles fazerem carreira. O que é que ganhamos em troca? Qualidade de vida, assistência médica e melhores cuidados de saúde à nossa população. Criámos esse regulamento, criámos esses incentivos e apoios. O que é que lhe posso dizer hoje? Hoje, em Cinfães, nós temos praticamente 100% de cobertura da nossa população em médicos de família”.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT