A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Militares treinam na Serra de Montemuro

Edição de 26 de abril de 2019
27-04-2019
 

Atiradores especializados treinam no concelho de Resende e Cinfães para curso de “sniper” de Operações Especiais. O curso “destina-se a habilitar militares com conhecimentos e competências necessárias ao cumprimento de toda a tipologia de operações das forças de operações especiais”, como explica o coronel João Martins do CTOE (Centro de Tropas de Operações Especiais) de Lamego. Este treino realiza-se anualmente, sempre pela mesma altura, e este ano conta com sete militares, que poderão ir de oficiais, a sargentos e praças, e todos eles têm de ter o curso de Operações Especiais, obrigatoriamente. Todos os participantes são do CTOE e depois de concluírem têm de fazer provas anualmente para manter a qualificação.

A escolha dos concelhos de Resende e Cinfães prende-se com as boas condições, como garante o coronel João Martins, “uma área bastante grande sem habitantes, animais ou relevo, para manter a segurança das populações”, por conseguinte, “uma zona que está creditada, devidamente reconhecida e segura”.

O curso “bastante exigente”, conta com dois formadores para cada aluno, para que estes sejam devidamente acompanhados, tanto na questão formativa como na de segurança. O coronel João Martins adianta ainda que nesta formação “o tiro é controlado” e que o principal objetivo é “acertar com mais precisão em alvos que estão a distâncias de variam entre o 500 e mil metros.”

Os exercícios vão decorrer até 31 de maio, na região da Serra de Montemuro.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT