08 Ago
Viseu

Região

Edição impressa: ano novo com mais descontos nos transportes

por Redação

10 de Janeiro de 2020, 17:29

Foto Arquivo Jornal do Centro

MUV e comunidades intermunicipais avançam com novas medidas

CLIPS ÁUDIO

Durante 2020, a Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões vai continuar a disponibilizar descontos nos transportes públicos de passageiros.

Segundo a entidade, “os preços dos bilhetes simples e pré-comprados têm um desconto de 25 por cento sobre o preço de venda ao público e os passes sociais têm um desconto de 35 por cento”.

A proposta de redução tarifária a aplicar em 2020 foi aprovada pelo conselho intermunicipal da CIM Viseu Dão Lafões, enquanto autoridade de transportes, no âmbito do Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos (PART). O secretário executivo, Nuno Martinho, esclarece que apesar do Orçamento do Estado para este ano ainda não estar aprovado, “a CIM considerou importante evitar qualquer tipo de interrupção dos descontos aplicados nestes serviços, a bem das populações.”

CIM Douro

Na Comunidade Intermunicipal (CIM) do Douro, que agrega oito concelhos do distrito de Viseu (Armamar, Lamego, Moimenta da Beira, Penedono, S. João da Pesqueira, Sernancelhe, Tabuaço e Tarouca), os descontos nos passes dos transportes públicos sobem para os 25 por cento. Estão abrangidos os passes sociais e escolares.

O presidente da CIM, Carlos Santiago, afirmou que, com o financiamento atribuído no âmbito do Programa de Apoio à Redução do Tarifário dos Transportes Públicos, foi possível criar “dois pacotes de apoio”.

Em maio de 2019 tinha sido aplicado um desconto de 15 por cento nos passes sociais e de estudantes e, em junho passado, os maiores de 65 anos passaram a ter transporte público gratuito, medida que se mantém em 2020.

“Em todo o próximo ano, nós estamos convictos de que a CIM terá condições para poder apoiar em 25 por cento o valor dos passes e dos bilhetes”, salientou o também autarca de Sernancelhe.

O Orçamento de Estado para 2020 ainda não foi apresentado e as estimativas da Comunidade Intermunicipal do Douro baseiam-se nas verbas previstas inicialmente no Programa de Apoio à Redução do Tarifário dos Transportes Públicos.

CIM Tâmega e Sousa

Na região da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, constituída por onze concelhos, entre eles Cinfães e Resende, municípios do distrito de Viseu, os descontos nos transportes públicos entraram em vigor em maio do ano passado e vão manter-se em 2020.

A CIM criou o “Passe CIM Tâmega e Sousa”, com diferenciação de valores entre passes urbanos, municipais e intermunicipais/ inter-regionais e criou um pacote de 10 bilhetes pré-comprados com redução tarifária de 50 por cento.

MUV acompanha a região nos descontos

Em 2020 os passageiros do MUV, sistema de transportes públicos de Viseu, vão usufruir de descontos nas viagens concelhias e circuitos urbanos. Segundo o município, o desconto para bilhetes pré comprados e passes utilizados por não seniores e não estudantes é de 20 por cento nas viagens concelhias e 21 por cento nos circuitos urbanos. Em relação aos passes dos estudantes, a redução chega aos 10 por cento e no que diz respeito aos passes para seniores (maiores de 65 anos) e pensionistas, o desconto atinge os 25 por cento. Tratam-se de tarifas com desconto especial no âmbito do Programa de Apoio à Redução do Tarifário dos Transportes Públicos.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts