A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Contestada escolha de vereadora para liderar organização das Festas dos Remédios

Edição de 19 de julho de 2019
19-07-2019
 

A escolha da vereadora Ana Catarina Rocha para liderar a Associação Organizadora das Festas da Cidade de Lamego - “A Romaria de Portugal” gerou discussão numa das últimas reuniões da Câmara Municipal, com a oposição a questionar a legalidade da nomeação.

O vereador do PSD Ernesto da Silva Rodrigues considera que a escolha de Ana Catarina Rocha para o cargo de presidente da referida entidade, que desde o ano passado voltou a promover as festividades, “não tem eficácia, uma vez que o Regulamento Interno Geral da Associação Organizadora das Festas da Cidade de Lamego ‘Romaria de Portugal’, não permite esta nomeação”. Também Fernando Jorge Lima Ribeiro (CDS-PPM) sustentou que a designação da vereadora com o pelouro da cultura “não tem suporte legal”.

Em defesa da escolha de Ana Catarina Rocha, saiu o vereador do PSD Fernando Silvério, lembrando que os “estatutos da referida Associação” referem “claramente que o presidente da direção é designado pela Câmara Municipal de Lamego. O mesmo referiu o presidente da autarquia, Ângelo Moura, acrescentando que não se “pode derrogar os estatutos” da organização.

Já o vice-presidente do município, António Alves da Silva (PS), defendeu que a nomeação de Ana Catarina Rocha surge no seguimento da “vontade de existir uma Associação ou uma Comissão que assuma a organização das Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios”. O também vereador lembrou que a associação até “já existiu no passado”, realçando “a vontade da Câmara para que se reative esta associação, dando à vereadora Ana Catarina Rocha, uma espécie de mandato para ser o motor da reanimação da referida associação”.

O social-democrata Ernesto da Silva Rodrigues disse concordar com a criação de uma comissão organizadora da maior romaria de Portugal, mas insistiu na ilegalidade da nomeação da vereadora e acabou por votar contra a escolha de Ana Catarina Rocha para presidente da direção da Associação Organizadora das Festas da Cidade de Lamego, ao contrário dos outros seis elementos do executivo que aprovaram a deliberação.

Romaria ainda maior

Polémicas à parte, as festividades já estão a ser preparadas e até já têm datas marcadas. O evento vai decorrer de 16 de agosto a 9 de setembro. São ao todo 25 dias, o que quer dizer que haverá mais uma semana de festa do que habitualmente. Apesar disso, o orçamento face à última edição mantém-se. No cartaz, destaque para as atuações de Anjos e Camané.

A Festa de Nossa Senhora dos Remédios é uma das maiores romarias no nosso país. O momento mais alto da celebração é a grandiosa procissão do triunfo, que acontece a 8 de setembro, na qual os andores ostentam imagens sagradas puxadas por juntas de bois, como manda a tradição





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT