A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Dez municípios do Douro Sul criam associação para distribuição de água

Edição de 15 de fevereiro de 2019
17-02-2019
 

Nove municípios do norte do distrito de Viseu mais o concelho de Vila Nova de Foz Côa juntaram-se para criar a Associação “Águas do Douro Sul” que vai fazer a distribuição em baixa. A sede fica em Lamego onde já funciona a Associação dos Municípios do Douro Sul e deverá iniciar a atividade até ao final do ano. A captação e tratamento continua a cargo da empresa Águas do Norte.

Esta nova entidade intermunicipal tem como fim a exploração e a gestão dos sistemas públicos de captação, tratamento e distribuição de água para o consumo público e de drenagem e tratamento de águas residuais. Os estudos preparatórios, nomeadamente de impacto financeiro, estão feitos e os autarcas afirmam haver vantagens na criação desta entidade. Os estatutos e criação terão agora de ir às respetivas assembleias municipais.

Segundo o presidente da Câmara de Lamego, Ângelo Moura, a nova associação vai permitir acabar com lacunas que existem na região do Douro Sul, nomeadamente o “grande défice de exploração” no que diz respeito ao setor das águas e águas residuais e a “percentagem elevada de perdas”.

“Este foi o diagnóstico feito. Entendemos que em conjunto teremos muito mais capacidade de afirmação e articulação de forma a aceder a fundos comunitários, que de outro modo não seriam possíveis”, realça o autarca.

Ainda de acordo com Ângelo Moura, esta associação terá como mais valia a regulação do tarifário que, espera, venha a ser “mais baixo e convergente”.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT