A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Jardins e escolas encerram em seis localidades de Lamego

Edição de 2 de agosto de 2019
03-08-2019
 

População, presidentes de junta, PCP, PSD e CDS. Todos estão contra o encerramento de escolas e jardins de infância em Lamego nas localidades de Sande, Avões, Britiande, Penajóia (S. Geão), União de Freguesias de Cepões, Meijinhos e Melcões e União de Freguesias de Parada do Bispo e Valdigem. Mas os estabelecimentos de ensino vão mesmo fechar portas, anunciou o presidente da Câmara de Lamego. Ângelo Moura afirmou que esta é uma medida que tem em conta “os interesses das crianças” e que a rede de transportes, em segurança, está “assegurada”.

“É inequívoca a vantagem dos alunos estarem no centro escolar”, sustentou.

Uma decisão que não é “bem vista” pela oposição que recorda que em junho foi aprovada em Assembleia Municipal uma recomendação para o não encerramento dos estabelecimentos, recomendação acompanhada por uma petição com mais de 1300 assinaturas.

Mas, ainda segundo a oposição, esta vontade não foi transmitida à Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares.

Em comunicado conjunto, o PSD e o CDS dizem que se trata de uma atitude “arrogante” por parte do executivo liderado pelo PS; enquanto que o PCP fala num decisão para o encerramento foi tomada à “revelia de tudo e de todos, numa maquinação entre o executivo municipal e a direção do Centro Escolar”.

Segundo os comunistas, “as crianças, que os pais pensavam inscritas nos estabelecimentos de ensino das suas localidades, afinal foram transferidas sem seu conhecimento para turmas no Centro Escolar de Lamego”.

“É uma posição político-partidária legítima, mas não tenho dúvidas que esta é uma medida que tem em conta o interesse das crianças e não qualquer interesse financeiro”, sustentou Ângelo Moura.

No próximo ano letivo, o jardim de infância de Cambres ainda se mantém aberto.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT