A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Lamego: Semana Santa atrai fiéis e turistas

Edição de 5 de abril de 2019
07-04-2019
 

A Semana Santa de Lamego é uma das mais intensas no concelho com celebrações litúrgicas e culturais e que recebe milhares de fiéis. A aposta é no turismo religioso e até 21 de abril são várias as iniciativas programadas, com destaque para os dias do tríduo Pascal e para o concerto de música sacra “Angelicus Duo” na Igreja Catedral.

Como é tradição, os mesários da Santa Casa da Misericórdia de Lamego, trajados a rigor com as suas “opas”, participam, na Sexta-Feira Santa, a 19 de abril, na Procissão do Senhor Morto, presidida por D. António Couto, bispo da Diocese de Lamego. “É a mais solene e comovente de todas as procissões, levando pelas ruas da cidade o esquife do Senhor Morto. O percurso noturno tem início na Igreja das Chagas”, descrevem os participantes. No dia anterior, esta irmandade também participa na Procissão das Sete Bandeiras – Sete Tribunais que parte da Igreja das Chagas.

No domingo de Páscoa, além da visita pascal às famílias da cidade, realiza-se também a tradicional queima do judas, em Lalim, onde os “males do mundo” são expiados através do fogo.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT