A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Remodelação de lar de idosos custa 1,3 milhões de euros

Edição de 7 de junho de 2019
08-06-2019
 

O “novo” Lar de Idosos de Arneirós, em Lamego, deverá estar concluído no final do ano e entrar em funcionamento no primeiro trimestre de 2020, espera a Santa Casa da Misericórdia, responsável pelo equipamento.

As obras de requalificação e modernização do edifício já estão em curso e representam um investimento de um milhão e 300 mil euros, “O maior alguma vez feito por esta instituição em cinco séculos de história”, como salienta o provedor Marques Luís. “O objetivo é adaptar o lar às exigências de uma prestação de cuidados com modernidade, qualidade e humanização”, realça.

O novo equipamento vai permitir que os utentes tenham à sua disposição quartos com casa de banho privativa, uma nova área de fisioterapia e ginásio e mais espaços de lazer e convívio. Os trabalhos também contemplam a renovação da lavandaria de apoio e a requalificação da envolvente exterior, dotando-a, pela primeira vez, de aparelhos de ginástica. “Esta intervenção na ala mais antiga do edifício é um imperativo que há muito se impunha”, destaca o provedor.

A intervenção é feita com ajuda de 300 mil euros do Fundo Rainha D. Leonor, criado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e pela União das Misericórdias Portuguesas.

“O restante valor é suportado por recursos próprios, o que implica um enorme esforço financeiro”, salienta Marques Luís, justificado pela necessidade de dotar as instalações de condições de excelência, “num setor cada vez mais concorrencial entre as diferentes instituições de solidariedade social”. “Queremos garantir a nossa sustentabilidade futura, apostando na revalorização das valências”, sustenta.

Situado na freguesia de Vila Nova de Souto d´El Rei, o Lar de Arneirós é composto por um edifício com duas alas, com capacidade para acolher 72 utentes.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT