A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Citroën assinala os 100 anos em Mangualde

26-07-2019
 

O Centro de Produção da PSA, em Mangualde, produz os modelos Peugeot Partner e Rifter, Citroën Berlingo, Berlingo Van e a partir deste ano começa também a produzir Opel Combo. Com 57 anos de história no concelho de Mangualde e mais de 1,4 milhões de veículos produzidos, a empresa está a fabricar mais de 320 veículos por dia, em três turnos. O diretor geral da empresa destaca o momento que a unidade está a atravessar com a produção de um novo modelo: o Opel Combo. O primeiro exemplar foi produzido no passado dia 17 de julho.

José Castro Covelo refere-se à PSA de Mangualde como sendo “um projeto de futuro”. “A fábrica é competitiva e tem tudo para ter muito futuro”, garante acrescentando que a estabilidade social é também uma preocupação. O Centro de Produção tem sido nas últimas semanas alvo de um “braço de ferro” entre administração e trabalhadores. Em causa uma greve às horas extraordinárias e à bolsa de horas. É a primeira vez que a empresa enfrenta uma situação de greve. Protesto que está programado para todos os sábados até ao final deste ano.

História da PSA em Mangualde

A história da fábrica de Mangualde recua até 1962, data em que José Coelho dos Santos, um industrial mangualdense, decidiu comprar uma licença para fabricar automóveis. Passados dois anos é fabricado o primeiro veículo. O conhecido Citroën 2CV. No final da década de 60, o espaço da fábrica, Citroën Lusitânia, foi alargado com a construção de um edifício para os estofos. Já em 1975 foi construída uma linha para o setor de pintura e um ano depois foi comprado mais um terreno para servir de parque para as viaturas acabadas. Em 1976 eram fabricados 35 veículos, de quatro modelos, por dia. Em 1977 foi exportado o primeiro veículo Citroën.

A expansão da fábrica continuou nos anos 80 com o aumento da área de armazéns, entre outros investimentos. A marcar pela negativa o ano de 1984 esteve um incêndio, no dia 3 de maio, no edifício dos estofos e cablagens. Outro ano importante para a fábrica de Mangualde foi 1987, ano em que assinalou os 25 anos, e quando a empresa passou a fazer parte das Unidades de Produção Citroën, ao nível das fábricas de Vigo, Aulnay e Rennes. No arranque da década de 90, começou a produção do conhecido AX e foi produzido, nesse ano em Mangualde, o último 2CV a nível mundial.

A partir de 1996 a fábrica começou a laborar em dois turnos e dois anos depois começou a produção da primeira geração da Citroën Berlingo e da Peugeot Partner. Com a expansão da PSA, a quem foi atribuída a medalha de ouro da cidade de Mangualde, em 2000 deu-se o arranque da produção com três turnos. Em 2012 o número de veículos produzidos atinge um milhão, com a comemoração dos 50 anos do Centro de Produção de Mangualde. Mais recentemente, em 2016, a PSA integra o Comité Estratégico da iniciativa Indústria 4.0 para delinear e identificar soluções para ajudar a colocar Portugal na rota da Quarta Revolução Industrial.

Mangualde festeja os 100 anos da marca

Os 100 anos de história da Citroën são no sábado (27 de julho) assinalados na cidade de Mangualde. Uma placa comemorativa vai ser inaugurada na rotunda do Citroën 2CV, na entrada da cidade. O programa do centenário conta ainda com um desfile de viaturas desde a empresa até ao Largo Dr. Couto. O diretor geral da PSA explica que está prevista “uma grande festa” na empresa e na cidade de Mangualde com viaturas antigas e outras atividades. Um evento que para o presidente da Câmara Municipal de Mangualde, João Azevedo, tem “uma grande importância” não só para o concelho mangualdense, mas para todo o país.

“A Citroën é um património nosso mas uma marca a nível mundial que dá notoriedade ao nosso concelho”, refere o autarca. Para João Azevedo, as comemorações do centenário da marca em Mangualde “é um momento de homenagem a todos aqueles que trabalharam na fábrica e todos os que tiveram um papel importante no desenvolvimento da PSA e é também ligar esta marca ao mundo”.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT