A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Mangualde: Em Espinho há cavalos para todos os gostos

Edição de 17 de maio de 2019
19-05-2019
 

Já começa a ser tradição várias dezenas de cavaleiros deslocarem-se à aldeia de Espinho, em Mangualde, que uma vez por ano se transforma na capital equestre. O encontro que acontece sempre em maio (este ano no dia 19) reúne centenas de pessoas, entre cavaleiros e amantes da modalidade, de vários pontos da região, que montados nas celas ou nas charretes, levam os cavalos a passear pela freguesia e outras aldeias vizinhas.

Segundo o presidente da Junta de Freguesia, António Monteiro, a iniciativa pretende divulgar a arte equestre e estimular o interesse pela atividade.

“Tem havido uma grande adesão dos cavaleiros não só da freguesia mas de localidades vizinhas e até fora do distrito”, adianta o autarca.

O encontro equestre começa pelas 9h00, com a receção aos cavaleiros, no Campo de Futebol da Abadia Espinho, e pelas 10h00 arranca o Passeio Equestre pela Freguesia de Espinho e de Senhorim. Seguem-se os batismos equestres, pelas 11h30 e pelas 14h30, em que as pessoas que nunca tiveram qualquer tipo de “contacto com cavalos podem experimentar a montar ou andar de charrete”. Pelas 15h00, tem lugar a Gincana Equestre no Campo de Futebol da Abadia Espinho.

Cavalos na região têm vindo a aumentar

Quem circula pelo distrito de Viseu apercebe-se que cada vez mais é habitual ver cavalos nos pastos da região. Uma forma de manter limpos os terrenos. É o caso de Sérgio Figueiredo, natural da freguesia de Espinho, que há 14 anos tem cavalos. Atualmente é dono de dois animais, um Lusitano e um Trotador francês. “Tenho cavalos porque gosto da modalidade e gosto de participar nos diversos encontros que pela região vão acontecendo”, explica o cavaleiro. Para o encontro deste domingo, Sérgio Figueiredo prepara os cavalos com uma escovagem mas “há quem os lave e faça tranças”. Todo o esplendor dos animais vai estar em destaque no 5º Encontro Equestre.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT