A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Para comer e chorar por mais

Edição de 9 de agosto de 2019
09-08-2019
 

Este sábado, dia 10 de agosto, a aldeia de Abrunhosa-a-Velha recebe, a partir das 17h00, a sexta edição do Encontro Gastronómico Amador.

O evento, que nos últimos anos tem contado com centenas de participantes, oriundos de vários pontos da região e até do país, conta com a participação de cozinheiros amadores, naturais da freguesia, que dão destaque à gastronomia tradicional do concelho de Mangualde.

À mesa vai a sopa de barbo do cozinheiro João Tomé, o arroz de carne à moda antiga de Alfredo Albuquerque, passando pela feijoada à moda de Abrunhosa do cozinheiro Neca, sem esquecer as migas com sardinha em molho de escabeche de Ivone e o pão de centeio e bolos de chouriço de António Morais. Segundo o presidente da Junta de freguesia são montadas cozinhas em espaços emblemáticos da aldeia.

“As pessoas têm de percorrer quase toda a aldeia para provar os pratos confecionados. Não queremos que se concentrem apenas num local mas que fiquem a conhecer a terra”, explica Eduardo Albuquerque. O espaço do forno comunitário, o cantinho dos ferreiros ou junto à Casa da Cultura são alguns dos pontos da aldeia que vão acolher as cozinhas improvisadas. O autarca conta que ano após ano, o evento conta cada vez com mais participantes o que obriga a uma maior exigência e imaginação para que “nada falte”.

O Encontro Gastronómico Amador é da organização da Junta de Freguesia de Abrunhosa-a-Velha e da Câmara Municipal de Mangualde e conta com o apoio de diversas entidades e empresas. Os visitantes para além de provarem os cinco pratos podem ainda disfrutar, a partir do final da tarde de sábado, de animação musical.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT