A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Romaria da Senhora do Castelo este fim de semana

Edição de 6 de setembro de 2019
06-09-2019
 

Milhares de pessoas são esperadas este fim de semana (6, 7 e 8 de setembro) no Monte da Senhora do Castelo, em Mangualde, onde acontece mais uma edição da romaria anual. Um evento promovido pela Santa Casa da Misericórdia local.

Da iniciativa há a destacar as duas vertentes: a religiosa e a popular. A festa religiosa conta com a tradicional procissão das velas (sábado à noite) que percorre os 365 degraus da escadaria do santuário e uma serenata à Virgem pelo Grupo Coral de Cunha Baixa. Na manhã de domingo acontece outra procissão que liga a cidade, desde a Igreja da Misericórdia, ao monte da Senhora do Castelo onde acontece a tradicional missa campal. Este ano é celebrada pelo Bispo de Viseu, D. António Luciano Costa.

No que diz respeito à animação popular, as festas da Senhora do Castelo voltam a dar destaque a grupos folclóricos e culturais do concelho mangualdense mas também a grupos da região. No sábado à noite sobe ao palco a banda Virus Music e no domingo para fechar o evento a banda Time.

Monte de “cara lavada”

Este ano a romaria acontece no monte que ao longo dos últimos meses foi alvo de uma intervenção. Um espaço que neste fim de semana serve de cenário para a tradição das merendas em família. A criação do Parque Intergeracional, no monte da Senhora do Castelo, surgiu de uma parceria entre a Santa Casa da Misericórdia e a Câmara Municipal de Mangualde, no âmbito de uma candidatura conjunta ao Programa de Desenvolvimento Rural 2020.

Um projeto superior a 150 mil euros que permitiu que aquele espaço ficasse dotado de sanitários, de um parque infantil, assadores, mesas e bancos para piqueniques, espaços verdes, entre outras valências.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT