A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Artenave com um aniversário especial na passagem dos 25 anos

Edição de 8 de novembro de 2019
08-11-2019
 

A Artenave, associação de solidariedade de Moimenta da Beira, está a assinalar 25 anos e tem razões “suficientes” para ter um aniversário “especial”. A data, que se assinala este sábado, vai ser comemorada com a abertura de uma sala (snoezelen) que vai ajudar os utentes a terem uma melhor qualidade de vida, isto numa altura em que a direção da instituição foi contemplada com um prémio de 18 mil euros que vai ajudar a apetrechar a sala de fisioterapia onde há um ano uma profissional desta área já trabalha com os 30 utentes.

“Estamos a falar de utentes com grandes fragilidades físicas, incapacitados, muitos deles já sem família e esta associação é a sua casa. Com esta nova sala snoezelan podemos-lhes dar um ambiente de relaxamento e de estímulos sensoriais”, sublinha José Manuel Ferreira, presidente da direção. “Miminhos” que os utentes merecem, refere ainda.

A associação divide-se entre o Lar residencial, que recebe 20 pessoas, e o Centro de Atividades Ocupacionais (CAO), embora a expetativa é que se possa alargar o apoio do CAO a mais 15 utentes, ao abrigo dos acordos com a Segurança Social. “Temos uma lista de espera de mais de 20 pessoas”, assinala o presidente da direção, lamentando não ter capacidade para dar mais respostas.

José Manuel Ferreira lembra que a Artenave é uma associação “muito especial”, não só pelo apoio que presta a pessoas de todo o distrito, mas porque dada a fragilidade dos utentes oferece serviço “personalizado”. “Temos 30 funcionários e 30 utentes porque eles precisam de acompanhamento constante”, esclarece.

No futuro, a instituição, que já tem um quarto de século, gostava de ver requalificada a sede para a tornar mais funcional.

Quanto à festa de aniversário, utentes e direção convidam para uma tarde de sábado “bem passada”, onde não falta a apresentação da peça de teatro “O Principezinho” representada por utentes da instituição, assim como também a apresentação do livro “Memórias da Artenave” da autoria de Nuno Maciel também utente da associação. Depois da inauguração da sala snoezelen e de uma visita ao lar residencial, a festa termina com a atuação da Artuna.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT