A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Moimenta da Beira: Vinte propostas e vinte "negas"

Edição de 23 de novembro de 2018
25-11-2018
 

Em Moimenta da Beira, a oposição não fica sem resposta. A coligação “Unidos pelo Futuro” apresentou 20 propostas para integrarem o orçamento municipal para 2019 e o presidente da autarquia fez questão de explicar, uma a uma, porque não as incluiu no documento que foi aprovado. Entre elas, a implementação de um orçamento participativo.

Na opinião do vereador da coligação, Cristiano Coelho, esta era uma medida que a Câmara deveria adotar à semelhança de outras autarquias da região. Na resposta, José Eduardo Ferreira afirmou não ver “nenhuma vantagem” nos orçamentos participativos que, normalmente, estão sujeitos a dotações residuais, considerando que muitas das vezes tratam-se de “documentos pedagógicos e enganadores”. “Respeito muito a relação de proximidade com todas as instituições que, em minha opinião, substitui com muita vantagem o orçamento participativo”, sustentou.

As explicações à volta das propostas da Coligação aconteceram durante a reunião do executivo camarário. Enumerando uma a uma, o presidente de Câmara explicou, ainda, que a criação de um inventário municipal eletrónico é uma medida que já está em prática no município; que a preocupação com o setor das águas é “uma causa” à qual a autarquia tem dedicado especial atenção e que a própria câmara já utiliza software livre, acusando a proposta do vereador de “falta de conhecimento”.

Mas há mais. Sobre a proposta de um plano municipal de transição para a iluminação LED, José Eduardo Ferreira chamou a atenção para o investimento já feito nas luminárias e no que está programado. Relativamente ao gabinete de apoio aos empresários, à diplomacia económica e criação de uma rede de escoamento de produtos através da emigração, o autarca lembrou que essa é uma área à qual a Câmara tem feito “grandes desenvolvimentos”.

Uma a uma, as propostas não ficaram sem resposta, mas também não foram incluídas no orçamento.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT